Preconceito, O que é Isso?

Nos dias de hoje ainda tenho ouvido que existe no nosso amado Brasil. Na minha família nem sabemos o que significa esta palavra. Pois o meu pai desde pequenos, nos ensinou que somos todos iguais. O que nos torna diferentes aos olhos de Deus, e da sociedade é o nosso comportamento, nossas atitudes neste mundo.

Só para ilustrar esta crônica, vou citar uma passagem ocorrida com o meu pai, Ettore Rossi, na época torneiro mecânico na Cia Mogiana de Estradas de Ferro, ele foi convidado pelo presidente da “Sociedade dos Homens de Cor”, para ser o visitador e o cobrador da mesma sociedade. Para aqueles que não estão familiarizados com esse procedimento, vou explicar que todos os associados deveriam colaborar com um apequena importância, que na época, em 1940, deveria ser cerca de 1000 réis. Quando algum associado ficava doente ou vinha a falecer, a sociedade cobria todas as despesas. A Sociedade dos Homens de Cor também tinha associados de todas as raças.

Então o meu pai era o cobrador. E eu, com 6 para 7 anos de idade o acompanhava todos os domingos de manhã, sempre a pé. Por bairros que só tinham o nome: São Bernardo, Parque Industrial, Vila Teixeira, Bonfim, Vila Industrial, eram quase sem ruas calçadas, eram muito longe de tudo. Mas meu pai fazia isso com muito orgulho de estar servido ao próximo.

Vocês poderão perguntar porque ele, filho de italianos, de pai e de mãe? E eu lhes respondo: Um dia o auxiliar do meu pai no torno, o senhor Paulo, disse ao meu pai:”Sr Rossi, eu estou precisando de 20 mil réis para comprar remédios para a minha sogra, que está muito doente”. E o meu pai lhe disse: “Eu não tenho esta quantia comigo, mas quando eu voltar do almoço eu lhe trarei o dinheiro”. E assim que o meu pai saiu para o almoço ele foi até o armazém dos Bonturi, e pediu ao Senhor Guido Bonturi, contando o porque da necessidade do dinheiro. Então o senhor Bonturi falou: “Se os 20 mil réis não forem suficientes volte aqui que arrumaremos o que faltar”.

Na volta do almoço o meu pai entregou ao Paulo o dinheiro. O moço ficou tão agradecido ao meu pai e disse: “Eu havia pedido a 5 colegas e nenhum deu atenção ao meu pedido. O senhor Paulo levou a atitude do meu pai ao conhecimento do presidente da Sociedade dos Homens de Cor. E na primeira reunião da diretoria o meu pai recebeu uma carta de elogios e o convite para trabalhar pela Associação dos Homens de Cor.

Laércio
Enviado por Laércio em 03/01/2016
Código do texto: T5499198
Classificação de conteúdo: seguro