Cronica das minhas saudades!

Porque sentimos saudades da infância? Eu sinto tantas... Se eu pudesse voltava lá!... Gosto muito de falar sobre minha infância, ela foi espectacular... Mágica... Mas toda infância é mágica (ou pelo menos deveria ser para todas as crianças, assim eu gostaria que fosse.

Sinto saudades, dos dias que passava na casa da minha avó paterna, lá em Trevões, minha terra natal e maravilhosa, do cheirinho do pão torrado na lareira, do sabor da sopa feita no pote de três pés de ferro, do cheirinho a bolo acabado de fazer e do café sendo coado na cozinha da Casa do Adro, das brincadeiras no adro da Igreja, na praça, nas Devesas, local aberto para brincadeiras de criançada, das minhas amigas em que algumas também eram minhas vizinhas...

Saudades das partidas nos fins de tarde, dos pés no chão todos sujos e dos banhos de chuva na rua sem asfalto mas de paralelos ou terra batida, bem bom... Dançando ao sabor de cada gota de chuva fria, que me encharcava o corpo, e me fazia sentir única.

Aperta-se-me o peito só de lembrar das corridas de bicicleta, de jogar á macaca e do arco... Saudades de subir os troncos das árvores das quintas ali perto e ficar horas saboreando as frutas que tirávamos directo do tronco com a agua da ribeira correndo debaixo de nossos pés... Saudades da escola, dos 'recreios', das merendas deliciosas, pão centeio com manteiga, queijo fresco ou compota de amoras apanhadas por nós e feita pela minha prima... Saudades de comer com os garfos de três dentes, e com o prato de alumínio na mão sentada na soleira da porta de casa...Saudades de ficar sentada a olhar a chuva pela janela, pedindo a Jesus para que ela acabasse logo para que eu pudesse correr de novo para rua. Que bom ser criança, e quando somos pequenos não temos noção do quanto é lindo ser criança e como devemos aproveitar ao máximo esse momento único nas nossas vidas!... E sem esquecer a pessoa mais importante da minha vida na minha infância, minha avó Alda… Que saudades da minha doce e meiga avó paterna com seu amor incondicional por mim...

Queria tanto poder voltar atrás no tempo, ai se eu pudesse voltar! Quando será que vão inventar a Máquina do tempo'? Queria muito que alguém a inventasse, em vez de bombas e armas que destroem o mundo e as pessoas, inventem a máquina do tempo, para que possamos matar saudades do que temos saudades …Para que eu pudesse voltar abraçar o meu pai, acariciar o rosto da minha doce avó e correr por aquelas ruas de paralelos e terra batida... Bem, enquanto isso não é inventado vou fechando os meus olhos e neles viajar trazendo à memória aqueles dias MARAVILHOSOS... MEMÓRIAS de um tempo e idade maravilhosos... •Ai, como eu foram tão felizes com a graça de Deus...

Grata aos meus pais e meus avós...

Maria Irene
Enviado por Maria Irene em 06/01/2016
Reeditado em 07/01/2016
Código do texto: T5502565
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.