DIA DO LEITOR - 7 DE JANEIRO

Dia 07 de janeiro é Dia do Leitor! Surgiu-se a partir do aniversário do jornal cearense ''O Povo", o qual foi fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista brasileiro Demócrito Rocha. Uma data criada para comemorar aqueles que gostam de ler e que tem o livro como seu grande amigo. Ler é viajar. A leitura nos possibilita viajar sem sair do nosso lugar, conhecer lugares verdadeiros ou criados, e até mesmo projetar o futuro. Por meio dela temos direito à imaginação de muitas coisas: personagens, paisagens, enredo, narrativas e entre tantas outras. Mas o leitor é muito mais do que um apreciador. É uma voz ativa. Somos nós, os responsáveis, em dar às personagens cada modo de viver. Outrossim não é todo leitor considerado o leitor. O leitor coerente é aquele com o olhar acurado e atento - de muitos anos de livros na mente.

Aliás, o aprendizado da leitura é um processo infinito de capacitação pelo qual é fomentado através dos livros. Vale o ditado: ''De grão a grão, a galinha enche o papo''. Isto é, aos leitores iniciantes, é importante ter a consciência do aprendizado constante, não de forma aleatória ou desorganizada. Recomenda-se iniciar por livros fáceis, passando por intermediários até chegar aos mais complexos. Além disso, quanto mais lemos, escrevemos melhor. Quanto mais lemos, mais criatividade obtemos e capacidade de memorização também - caso for utilizada com técnicas específicas de memorização - e, por fim, ainda melhoramos o nosso senso crítico. Tanto que o escritor brasileiro Monteiro Lobato dizia: '' Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.'' Ora, o hábito da leitura é tão deleitoso... Damos gargalhadas , sabemos diferenciar o modo de escrever do autor, torcemos pelas personagens favoritas, aborrecemo-nos com as tristezas bem como nos revoltamos com um determinado acontecimento das estórias. E, muitas das vezes, projetamo-nos diante da leitura. Enfim, ela é uma arte. Uma arte que jamais deve ser ignorada; uma arte que deve ser reverenciada.

Pedro Viegas
Enviado por Pedro Viegas em 07/01/2016
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T5503755
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.