A bendita conjunção !

A bendita conjunção adversativa, o porém..., o mas...,parece que se não colocarmos um "senão", uma vírgula ,não ficamos felizes , e isto é um erro, se não gramatical, é de consciência. Que miseráveis que somos !

_ Aquele rapaz é inteligente, mas é meio desligado.

_ Ela é bonita, mas é geniosa.

_ Trabalha bem, mas gosta da noite.

_ Ele falou bem, todavia não foi o que eu esperava.

Será que não somos capazes de concluir um elogio, de avaliar somente o que deve ser avaliado, sem envolver segundos comentários, contrariando e maquiando um elogio ? Por acaso somos feitos de pedaços ?

As vezes isto me irrita, tento evitar ,mas também cometo esta infração, e vivo me policiando, pois considero um vício evitável, que empobrece a fala . Sou muito crítico comigo mesmo, acreditem !

Estamos sempre no bate e assopra, parece que ninguém é merecedor de um elogio pleno, pelo menos naquilo a que nos estamos referindo no momento, que é o que vale. Para a crítica, vale o mesmo, e de preferência atacando somente o problema, e não a pessoa. Os problemas sempre irão passar, são substituídos por outros, as vezes até piores, isso depende, mas se renovam, e as atitudes ficam, é preciso ficar atento para evitar o ranço.

Me lembro de um colega , um amigo, que trabalhou comigo na década de oitenta, e que me disse; " Olhe , se começar, termine, e se der errado aguente as consequências. Não pare no meio do caminho, que é pior". Se passaram mais de trinta anos, e meu amigo já faleceu, mas guardo esta frase comigo.

Siga adiante quando tomar uma decisão, as vezes erramos sim, faz parte da vida, até nos arrependemos , mas é importante não ser morno, as pessoas não gostam , não respeitam gente sem definição.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 12/01/2016
Reeditado em 12/01/2016
Código do texto: T5508750
Classificação de conteúdo: seguro