BAIXADA FLUMINENSE

A Baixada Fluminense em sua área que abrange os municípios de Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Mesquita, São João de Merití, Nilópolis, e, principalmente Duque de Caxias, teve um avanço admnistrativo muito grande nas últimas décadas. Muitos e muitos anos foi totalmente abandonada por governos que passaram pelo Estado do Rio.

Muito mal falada ( e ainda o é, até hoje), a Baixada tem, para quem não a conhece, recantos encantadores, que a nosso ver, deveriam ser mais explorados como pontos turísticos. Como exemplo, podemos citar o bairro de Tinguá, que hoje é uma reserva ambiental, mas, que tem cachoeiras lindíssimas e sítios maravilhosos. Outra região muito linda e pouco conhecida do povo fluminense e carioca, é o bairro de Adrianópolis, cujo limite com o município de Queimados, tem também, lindas cachoeiras. Por ali passa um rede ferroviária que interliga os municípios do Rio de Janeiro aos municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados e Japeri, por onde se escoam os cargueiros.

Seria muito bom se os governos Federal e Estadual a transformasse em vias de passageiros, pois, além de levar um maior progresso para aquela região, indubitávelmente, seria muito lindo o trajeto.

Há o projeto (já em andamento) de uma linda e importante rodovia que interligará a Rodovia Washington Luiz à Via Dutra, passando por um trecho dessa região no propósito de atender aos caminhões que seguirão até ao Porto de Itaguaí. Então, por que não, também, uma ferrovia de passageiros por essa linda e quase virgem região da nossa Baixada?

pauloromano
Enviado por pauloromano em 03/07/2007
Código do texto: T551283
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.