SEI QUE VOU TE AMAR
 
A cena se passa no Rio que mora no mar. João e Gilberto, após andarem pela praia até o Leblon, sentam-se para aquele papo furado e um chope gelado num bar de Ipanema. Ao longe, um barquinho vai, desmaia o sol, a tardinha cai.
- Existe uma morena diferente passeando por aí. Olha que coisa mais linda que vem e que passa. Balança toda pra andar.
- Os olhos já não podem ver coisas que só o coração pode entender. Já não sei mais viver sem ela. Meus olhos choram a falta dos seus. Você se lembra dela?
- Só me lembro muito vagamente.
- Seus olhos são duas contas preciosas que, quando encontram os meus, parecem acompanhar a cor do mar.
- Tem dó! Você pretende sustentar opinião?
- Vou te contar. Eu quis amar, mas tive medo. Eu queria brincar de amor e quando telefonei: tuem, tuem, ocupado pela décima vez.
- Também, quem mandou? Começaria tudo outra vez?
- Sim, promessas fiz. É impossível ser feliz sozinho. É o fim do caminho. Se eu pudesse voltar... eu sei e você sabe que eu gosto tanto dela que é capaz de ela gostar de mim.
- É melhor ser alegre do que ser triste.
- Triste é viver na solidão! Vivo sonhando mil horas sem fim, nestes mesmos lugares, na noite, nos bares...
- Um sonhador tem que acordar.
- Só sei que sou louco por ela e pra mim ela é linda demais.
- Quem sabe o inesperado faça uma surpresa?
- Ah, se ela voltar, que coisa louca. Vou vagar por aí pra esquecer.
- Ninguém pode viver de ilusão.
- Que tolo fui eu que em vão tentei raciocinar. Você está vendo só do jeito que eu fiquei e que tudo ficou?
- Pra que sofrer se a lua vai nascer é só o sol se pôr? Tudo isso é paz, tudo isso traz uma calma de verão.
- Inútil paisagem! O meu caminho sozinho é nada. Como é triste se sentir saudade.
- Chega de saudade!
- E por falar em saudade, você sabe o que é o amor? Não sabe, eu sei.
- Às vezes é melhor perder do que ganhar, você vai ver.
- É, meu amigo, só resta uma certeza, só um novo amor pode a saudade apagar.
Escureceu. Uma grande lua que saiu do mar agora brilha no céu imensa e amarela. Os dois, ali na noite vazia, numa boemia sem razão de ser, vão, de conversa em conversa, de palavra em palavra, concluindo que são demais os perigos desta vida; é essa insensatez das pessoas que preferem trocar o sim pelo não; é fim de noite.
(Eu aqui tão só, escrevendo, fico pensando: onde anda você? Pobre de mim que só sei te amar.)

 
Karpot
Enviado por Karpot em 27/01/2016
Reeditado em 27/01/2016
Código do texto: T5524944
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.