UM PARALELO ENTRE JESUS E LULA

A pergunta ressoa em nossa alma desde o primeiro suspiro. Somos pessoas em busca de algo, a este algo preferimos dar o nome de enigma, angústia, destino, obstáculo; porém, certo mesmo é aquilo que buscamos: A VERDADE. Em um momento de turbulência e desassossego, o homem parece não ter certeza de nada, embora o nada possa ser a única verdade absoluta, se podemos pleitear o absolutismo nos dias atuais. Todavia, a pouco mais de dois mil anos atrás, um jovem da galileia estava sendo injustamente condenado diante de Pilatos; este em silêncio vivenciava um momento de singular importância, a multidão alvoroçada bradava por condenação, como nos dias atuais. Estive refletindo sobre a trajetória do homem da Galileia e logo surgiu de solavanco em minha mente outro galileu; contudo, a Galileia à qual me refiro, longe está do Oriente Médio, mas por hora basta você ter ciência deste pormenor. Continuando, antes do julgamento do jovem Galileu, o mesmo, em dia de sábado fora aclamado com palmas e oliveiras quando de sua entrada na cidade de Jerusalém (se a cidade estiver em dissonância peço que releve, pois há muito estou distante dos escritos sacros).

Jerusalém era o berço do poder e da opressão, bem como alguns Estados de nosso país. Entretanto, como dizia: o jovem Galileu entrou montado em um burrinho (diferente do nosso MESSIAS, pois este fez uso de Rolls-Royce em sua entrada triunfal na capital do Brasil). Mas convenhamos, o mundo mudou e muito, ademais o Galileu Brasileiro, antes de se revelar ao mundo, fez uso de um meio de transporte primitivo semelhante ao burrinho do homem de Nazaré: O PAU DE ARARA, sendo por todos ovacionado. A plateia afirmava ser ele: BOM, JUSTO, UM SUJEITO DO BEM e, acima de tudo, ÉTICO.

Com efeito, o rabino da Galileia havia, segundo dizem, curado muitas pessoas, jantado com publicanos, escribas, fariseus e prostitutas, alguns vindos da capital da república brasileira, outros dos estados também caribenhos, isto é, da América Latina. Não sei se você sabe, mas nosso país já era descoberto dois mil anos atrás. Todavia, isto fica para a próxima aula...

Continuando nosso diálogo com a vida e a história, após uma semana os escribas, fariseus e “senhores da lei”, como esses que passeiam pela esfera federal e estadual perto da gente, (e nada de ético possuem), inventaram um crime contra o jovem Galileu. Mas, para o HOMEM SANTO ser levado a júri foi preciso existir um DELATOR, grosso modo, UM DEDO DURO. Como muitos contemporâneos nossos, o nome deste delator era JUDAS, diferente dos delatores do Galileu que não veio da Judéia, mas de São Bernardo. Judas era, a meu ver, um miserável e desgraçado; se não fosse o avanço diabólico das mentes, nossos JUDAS estariam todos enforcados; porém, as Escrituras Sagradas - se você tirar um tempo para lê-las -, verá que deixam uma lacuna no tocante ao tão falado suicídio de JUDAS.

A meu ver, Judas da Galileia não se enforcou, talvez tenha ido lançar as bases da DELAÇÃO PREMIADA. Pois bem, não desejo alongar-me; contudo, terei de escrever algumas linhas em respeito à sua pessoa. O rabino de Nazaré, de acordo com as escrituras e lembrando das linhas por mim escritas acima, foi interpelado por Pilatos sobre a verdade. A pergunta, salvo engano, era: “O QUE É A VERDADE?” E o mestre de Nazaré mudo entrou e quase mudo saiu do pretório de Pilatos, como os criminosos daqui: entram mudos, saem calados.

Entendo ser “burrice” o homem produzir provas contra si próprio; entretanto, o MESTRE DE SÃO BERNARDO, “HOMEM SANTO E ÉTICO”, parece agonizar no pretório do Dr. MOURO. Ademais, Judas é o que não faltam, ainda mais com PUBLICIDADE GRATUITA EM HORÁRIO NOBRE. Com todo este empenho, nosso Jesus corre o risco de ser lançado no cárcere. Mas a pergunta a ser elaborada é: quais crimes cometeu o rabino de São Bernardo? Quais as provas? Por que tanto empenho para matá-lo? A única resposta que nos parece plausível é ser nosso Galileu um defensor dos fracos e oprimidos.

Mas isto pouco importa aos fariseus espalhados nas grandes metrópoles, aos fascistas, publicanos e demais seres desprezíveis. Como escrevi outrora: o confessionário perdoa uma multidão de pecados, principalmente dos fascistas católicos e evangélicos. Em suma, a verdade reside no homem e não fora dele, seja este da nacionalidade que for, ocupe um cargo ou outro. A VERDADE é IMPLACÁVEL e em seu tribunal pobres e ricos, cultos e incultos terão de responder a pergunta capital: existe preço para a verdade ou para a mentira?

BetoFilo
Enviado por BetoFilo em 01/02/2016
Código do texto: T5529690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.