MARACANGALHA, PASÁRGADA OU TORORÓ? OH, DÚVIDA CRUEL!

Estou querendo ir para algum lugar. Não sei bem para onde e até nem sei se é um desejo controlável, se é palpável, se é apenas a sensação de me sentir deslocada ou o querer buscar acomodação para minha mente inquieta. Aí surge a dúvida. Não sei se vou para Maracangalha, para Pasárgada ou para o Tororó.
Imortalizada na canção de Dorival Caymmi, a pequena cidade de Maracangalha é real e fica a 60 km de Salvador. No séc. XX teve grande destaque na produção de açúcar e, com certeza, ainda posso tomar um bom caldo de cana por lá e participar de um animado samba de roda. E se a Anália não quiser ir, eu vou só!
Pasárgada, por sua vez, vai me custar nada. Mas lá sou amigo do rei e se Manuel Bandeira tinha a mulher que queria, na cama que escolhesse, eu mudo a letra e passo para o masculino e está tudo certo. Tudo certo? Sei não! E não vai custar nada? Vai sim! Vai custar muita imaginação, que depois vira bola de sabão e puft, caio do cavalo. Embora pelo que lembro, o poeta não fale em cavalo...
É, melhor ir para o Tororó mesmo. Mas eu nem sei onde fica o Tororó, só sei que o cara que foi lá beber água não achou. Embora tenha encontrado uma bela morena. Mas também, por que ele tinha que ir no Tororó matar a sede? E por que deixou a morena por lá? Mas lá, onde?
Bem, não sei onde fica, nem sei se existe, só me preocupa um trechinho da música: "Oh! Dona Maria/ Oh! Mariazinha/ Entra nesta roda/ Ou ficarás sozinha". É que meu prenome é Maria...
    
                                                                              Giustina
(imagens Google)

Obs:
1- A Cachoeira do Tororó é localizada na região de Santa Maria, no Distrito Federal.
2- O Dique do Tororó é o único manancial natural da cidade de Salvador, no estado da Bahia.
3- O termo "tororó" vem do tupi "tororoma", que significa "jorro" (de água).
4- E agora ficou uma dúvida: é Tororó ou Itororó? Porque a música é santista e lá existiu um ribeiro chamado Itororó.
Giustina
Enviado por Giustina em 02/02/2016
Código do texto: T5531308
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.