CIDADE PRESÉPIO

Vitória é a capital do Estado do Espírito Santo com 360mil Capixabas; possui clima tropical temperatura,média de 25° e muitos alagamentos É_a terceira capital mais antiga do Brasil depois do Recife e Salvador. Os índios Goitacaz a chamavam de Ilha do Mel,por sua beleza e águas ricas em peixes e mariscos.É conhecida por Cidade Presépio e parece uma pequena Rio de Janeiro ou uma Florianópolis de sotaque mineiro. Dizem que as famílias de mafiosos do Rio e S.Paulo moram na capital; foram leiloados 20 imóveis comerciais, ou residenciais do Fernandinho. Avançou muito a violência com o desemprego, inclusive a magistrados. Vitória é cercada de morros na beira da baia Vitória.Tem a parte baixa no centro e a alta pelas escadarias; a mais bonita é a Maria Ortiz,onde visita-se as igrejas de São Gonçalo e de Santa Luzia em estilo Barroco. Tem arte colonial como o Palácio Anchieta, sede do governo do estado; Teatro Carlos Gomes na Praça Costa Pereira e outra obra magnífica é a 3ª ponte,que liga a capital e interior pela rodovia do sol até Guarapari. De qualquer lugar avista-se o Convento da Penha de Vila Velha no alto, iluminado, de onde se tem a visão panorâmica de toda a baia e praias. Vitória tem o melhor saneamento básico de capitais e orla urbanizada. Camburi é uma praia de esportes e culturas com bares e restaurantes. Praia do Canto fica ao lado do Iate Clube,de esportes náuticos e pesca. Praia do Suá tem calçadão e ciclovia. Curva da Jurema é a praia point dos shows musicais; ainda vivem da jovem guarda,sertaneja e Gospel. Seu povo é educado e comércio é honesto,mas não expõem os preços. Praça dos namorados é limpa e iluminada com práticas poliesportivas para adultos e crianças;tem feira de artesanatos com comidas típicas. Pratos típicos são;a moqueca e a torta capixaba,em panelas de barro. Pedra da Cebola é um parque urbano às famílias, em meio a natureza. Na ilha do Príncipe fica a rodoviária e o aeroporto fica em Goiabeiras; onde também fica o porto graneleiro de Tubarão.Essa Região era uma baixada de manguezais com palafitas,de onde ainda retiram o barro e fazem as panelas artesanais da arte e cultura capixaba.Em Goiabeiras tem alguns becos,de moradias amontoadas de baixa renda,que parece uma favela plana;terreno fértil pra Pastores inescrupulosos.É a região com mais Igrejas Evangélicas juntas que já vi no Brasil.

Bronquinha e Pesquisa Internet
Enviado por Bronquinha em 03/02/2016
Reeditado em 21/12/2016
Código do texto: T5532815
Classificação de conteúdo: seguro