Carnaval ou "CARNIS LEVALE"

Carnaval é uma festa que marca o início da quaresma, período que antecede a páscoa e que antigamente, era marcado por abstinência e jejum de carne e o controle dos prazeres mundano. “Carnis levale” é um termo que em latim significa retirar a carne.

O carnaval é uma das festas mais populares do mundo. No Brasil tem sua origem ligada ao entrudo português (bonecos gigantes feitos de madeira e tecido) onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade.

Na frança da idade média, a população em comemoração á essa festa, fazia brincadeiras e jogos que incluíam jogar uns nos outros fezes e urina. A repressão policial despertou em um padeiro a idéia de fabricar doces para serem atirados ao invés de excremento. Foi então que surgiram os “confeitos” hoje confete e depois as serpentinas.

A partir do século VIII, com a criação da quaresma a Igreja Católica buscou então adaptar e/ou enquadrar tais comemorações. Dessa forma, a igreja pretendia manter um período para as pessoas cometerem seus excessos, antes do período de rispidez religiosa. O carnaval é celebrado quarenta dias antes da Páscoa, desde o século XI.

Sempre é bom lembrar que não estamos mais na idade média.

Diversão sem agressão! OK?

Bom carnaval á nós tudo!!!

By Ellen Marreiro

emarreiro@gmail.com

Ellen Marreiro
Enviado por Ellen Marreiro em 05/02/2016
Código do texto: T5534265
Classificação de conteúdo: seguro