Brasília é aqui

Às vezes você encontra pessoas comuns, pensa que terá uma conversa comum, em um dia comum. Quando vi aquela senhora já preparei-me para começar a dialogar sobre o tempo, e o calor insuportável que estamos vivendo nesses últimos dias. Era pra ser isso, mas não foi.

A mulher surpreendeu-me com uma conversa extensa e fascinante de tal forma, que levei algumas horas debruçado sobre a mesa e em alguns momentos, até exaltei-me, mudando de posição diversas vezes em minha cadeira. O motivo foi o assunto que discutimos: O poder muda as pessoas. E a conclusão que chegamos se reflete em um frase sensacional dita por ela: "Brasília é aqui".

No início você pode até estranhar ela, mas por favor deixe-me explicar o raciocínio da mulher que, aliás, concordo plenamente. Brasília é o símbolo máximo do poder. Lá estão os representantes mais empoderados do nosso país. São ministros, deputados, senadores e até a presidente da república. Brasília é o ápice do poder. E quando falamos em poder, podemos também falar em semideuses que são esses homens e mulheres. Nada os toca e nada os atinge. E isso pode explicar o fato deles acharem que tudo podem, sem que possamos fazer nada. Mas o poder existe em todo lugar.

Para deixar mais óbvio, pegamos o exemplo de um edifício qualquer. Mais especificamente o dessa mulher que encontrei. Em um lugar como esse, todas as coisas deveriam ser compartilhadas, bem como as dívidas são, e portanto, também deveria ser algo transparente. Um lugar onde todos pagam, todos podem, e tem o direito de saber o que estão pagando. Pois bem, nesse lugar específico, as coisas não funcionam assim. O poder, assim como em Brasília, não pode ser dividido. Quanto mais aberto menos poder você tem, e poder é bom demais. Deve ser, porque poder é algo que ainda não experimentei, tenho de confessar.

Daí você deve pensar: " Mas ela tem direitos, tem a lei, e os outros moradores...". Nós também temos, e olha a coincidência, os outros moradores não se importam. Pagam o que for e se calam. Nem querem saber o que estão pagando. Veja que mágico, todo sistema em que há convívio, há poder. E para haver poder e pincipalmente, para se manter o poder, deve haver também pessoas que vivem o tanto faz. Brilhante não?

Em Brasília eles fazem o que querem e roubam o quanto querem, porque sabem o poder que tem. E tudo o que fazem tratam de fazer o mais escondido possível. Porque se mostrarem abertamente o que fazem, darão chance para que nós possamos opinar, e isso significaria dividir o poder conosco, e bem, isso eles não irão fazer de jeito nenhum. Porque quem está no poder não quer dividi-lo, simples. E isso vai desde um sindico de prédio comum, até um deputado federal. Poder é poder, e poder é bom demais para ser compartilhado.

Esse lugar traduz a frase que a mulher me disse. Sim, Brasília é aqui. Brasília é todo o lugar. E mais do que isso, o poder que endeusa as pessoas também as modificam profundamente. Mas isso eu explico melhor na próxima, se eu não subir no poder é claro, por que daí eu não prometo nada.