Ninguém precisa ser chato

Acho que não nasci para o calor. Definitivamente, eu e o amigo sol, já não nos damos muito bem. Não que nossa relação fosse assim tão boa, mas nesses dias quentes, eu realmente estou de cara com ele. Mas fazer o quê, temos que aguentar.

Outra coisa que eu ando precisando aguentar, pessoas chatas. Aliás, essas, são as que mais existem por aí. De cada dez pessoas, seis são chatas. Tudo bem, talvez menos, ou mais, não importa, não quero dar uma de Datafolha, até porque esses números são irrelevantes, e totalmente inventados por mim. Atenhamos à chatice.

Outro dia, li que, a internet deu voz a um bando de idiotas. Ora, claro que sim, mas isso não é de todo o mal.

Veja bem, antes, você tinha intelectuais, pessoas cultas e admiradas que falavam o que queriam e ditavam o que estava certo e o que estava errado. Ditavam até o que deveríamos gostar. Com a internet, e toda essa socialização via web, as pessoas que estavam do outro lado, e gritavam com a televisão, hoje podem escrever o quanto quiserem e dizerem o que bem entendem. Claro, às vezes isso passa do limite, mas é um mal necessário. Assim como a democracia, que no nosso país tem sido exatamente isso.

Outra coisa que chamou-me a atenção, foi uma matéria que li, em que dizia que o YouTube brasileiro estava criando uma espécie de “idiotização”. A esse amigo que escreveu essa matéria, eu irei dedicar um parágrafo completo, ou até dois.

Meu caro, você não entende como funciona a internet. Acho que você está ainda muito preso à televisão. Sim, pois nesta, nós tínhamos de praticamente "engolir" o que nos era empurrado, sem ao menos termos opção de escolher. Até tínhamos, mas para alguém que não quisesse se aventurar pagando uma fortuna em tv a cabo, eram os mesmos canais, passando praticamente as mesmas coisas.

Agora com a internet, nós temos a opção de assistir o que quisermos, então meu amigo, só escolhe ser um idiota quem quer. Acho sinceramente que, algumas pessoas, querem que todo mundo assista as mesmas coisas, e procure ser o mais culto possível. Balela, cada um escolhe o que quer assistir. Chama-se liberdade de escolha. Claro que alguns conteúdos, às vezes, chamam a atenção por serem ridiculamente imbecis. Mas quem não quer ver, simplesmente não veja. Essa é a magia da internet.

Sei que deveria pensar nas crianças e nos adolescentes que estão sendo influenciados a serem pessoas ruins ou qualquer outro blábláblá desses, mas amigo, a educação vem de casa. Se o seu filho for repetir quaisquer asneiras que são ditas por aí em vídeos, com outras pessoas, então, você falhou como pai ou mãe. Não ponha culpa na internet.

Tem muita coisa boa, outras não são tão boas assim. Mas o que é bom para você, talvez não seja para mim. Os tempos mudaram, aceite que você não é tão importante para proibir os outros de verem o que bem intendem. E sobre o calor só tenho a dizer, estou parecendo um velho reclamando o tempo todo.