ADOLESCÊNCIA TARDIA

Quando a adolescência vem tarde, é um problema sério. Dá uma confusão medonha. Se não se viveu no momento oportuno, quando vem tarde, deixa a cabeça meio que desandada. Tudo é lindo, maravilhoso, sublime. Isso, ao ver da adolescente retardada.

Como saber se uma pessoa (mulher) sofre desse mal? Fácil. Deve se reparar nas atitudes dessa vítima, observando a sua total falta de senso. Talvez se confunda com uma aparente falta de responsabilidade. Não é isso. E uma euforia fora de época, uma vontade de viver tudo que não viveu em seu tempo. É sabido que tudo tem seu tempo – é o que ensina Eclesiastes – porém, olhando bem, dá para ver que, esse ensinamento tem tudo a ver com as atitudes.

Se uma pessoa já quarentona veste-se como se na flor da idade, pode começar a observar e logo verá que a tal pessoinha, viveu uma infância e adolescência reprimida, sem espaço para curtir por inteiro seu tempo. Tem a tal bacana, uma vontade imensa de chamar a atenção de homens mais jovens do que ela. Na verdade, é pelos brotos que ela suspira. Na cabeça oca, lá dentro mesmo, o cérebro não passa de uma pequena mancha cinzenta, emaranhada de neurônios totalmente confusos, que ofusca todo seu exterior, trazendo à tona, uma confusa e desmiolada garota quarentona.

É mais comum do que se possa imaginar, ocorrer de se encontrar pessoas com essas características. Elas estão nas ruas nas feiras, nos ônibus, nos estádios, e, principalmente, nos bailes. A vontade de aparecer, faz com que essa criatura, se vista de cores vivas, e sem nenhuma combinação entre si, trazendo aos olhos dos mortais comuns, uma mistura bizarra de gente, cores e máscaras borradas (o que elas dizem ser maquiagem) que causam espanto.

Se olhadas com um olhar crítico, profundo, pode-se até buscar uma causa para tanta falta de senso. Talvez queiram se refugiar - embora se mostrando – de uma vida talvez não tão feliz, como desejava. Pode haver uma fuga, um pedido de socorro, nesse jeito de ser diferente, chocante, mas totalmente comum para nossa adolescente precoce porém, tardia.

Nevinha
Enviado por Nevinha em 07/07/2007
Reeditado em 19/06/2020
Código do texto: T556114
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.