A justiça para todos

A justiça deve ser igual para todos. Essa deve ser a frase mais mentirosa já feita para que, meros mortais como nós, possamos seguir em frente com um pouco de dignidade. Assim como a justiça, ninguém, eu repito, ninguém, deveria estar acima da lei. E que fique claro, que, isso inclui qualquer um, inclusive, heróis de uma pátria deseducada.

A dois dias atrás, escrevi sobre Lula, quase prevendo o que estava por vir. E já era para ter acontecido. Lula já deveria prestar esclarecimentos sobre certas circunstâncias duvidosas que tem vindo à tona em investigações da Policia Federal. Mas o Ministério Público deixou novamente a desejar. Demostrou-se fraco e fingiu que Lula não era um mortal como nós. Ele estava acima da lei.

Mas ai, meus amigos, surge a figura de uma polícia que deve ter seu trabalho exaltado, e que, diga-se de passagem, tem ganhado cada vez mais fãs: A Polícia Federal. O nosso FBI, a instituição máxima de investigação, os homens de preto, os destemidos, vieram mostrar a todos nós: A lei deve ser cumprida, e ninguém fica acima da lei.

Se eu e você, pessoas comuns, fomos suspeitos de algum crime e, havendo provas o suficiente, nós seríamos chamados, no mínimo, para prestar esclarecimentos. No mínimo. Por que com o ex-presidente Lula seria diferente? O fato mais impressionante é a popularidade que Lula ganhou. Eu fico abismado. Pessoas brigam, insistem, defendem. Mas não tem jeito, ele teve de ir dar seu depoimento.

Hoje pela manhã eu até sentei-me em frente a televisão e liguei no primeiro telejornal para deliciar-me com aquilo. Não, eu não estava torcendo contra ninguém, é que hoje a polícia fez descer dos céus um anjo que muitos idolatram, e o fizeram se curvar ao pés da justiça. Parabéns a Polícia Federal e a todos os envolvidos. Sem mais semideuses ou anjos, nada mais de heróis. Somos todos humanos, e se cometemos algum crime, devemos pagar por ele. Pode ser que Lula não seja culpado, mas pelo menos hoje, ele se tornou um ser humano como qualquer outro.