OS LIVROS

De um modo geral, pelo menos aos povos das três Américas, a primeira referência sobre livros é a Bíblia. Daí surge o interesse à leitura sistemática dos livros de todos os gêneros.

Preliminarmente são apresentados os livros didáticos que já exigem atenção e exercícios a serem resolvidos. Conforme vamos nos desenvolvendo passamos a ter necessidade, sempre crescente, de conhecimentos, e as leituras diversificadas passam, definitivamente, a fazer parte de nossas vidas. Entretanto, não são raras as vezes em que as circunstâncias fazem com que nos afastemos dos livros, mas se nosso desejo primordial é angariarmos conhecimentos e transmitirmos uma boa educação aos nossos filhos, não podemos considerar esse distanciamento como definitivo.

Não creio ser possível vivermos sem o prazeroso contato com os livros, pois é o único meio transformador do homem e do mundo.

Notadamente, as reproduções dos livros sofreram profundas modificações, mas as editorações continuam. Para muitos, a vida dos livros um dia terá seu fim. Se assim for, penso não ser exagero afirmar que falta muito tempo para esse fim chegar.

O homem sempre conviveu com os livros. Consta que, no princípio, o livro aparecia em forma de tijolos onde os escritos eram gravados. Passado muito tempo, foi inventada a imprensa. Daí surgiram os primeiros livros impressos.

Desde então se escreveu muitíssimo. E isso é o que mais expressa a comunicabilidade entre as criaturas humanas.

Entre os mais diversos tipos de livros como aqueles que focalizam a literatura médica, a jurídica, a econômica, etc., a arte literária é a que mais se detém na emoção das pessoas, pois reflete a vida humana. Retrata uma determinada realidade, fazendo com que o livro e o homem caminhem lado a lado.

Cada artista da palavra exterioriza o seu sentir peculiar e muitas são as pessoas que desejam conhecer o quadro existencial desses poetas e escritores. Para isso, é necessário ler algo a respeito do que este ou aquele escreveu. Só assim é possível compreender e mentalizar o mundo que cada um deles pretende retratar.

Temos duas vertentes a seguir se desejarmos aumentar nosso conhecimento: adquirindo mais livros, fato que possibilita a releitura de algum texto, aumenta nosso patrimônio, pois passamos a formar nossa própria biblioteca, ou podemos freqüentar uma biblioteca, onde aumentaremos nossa capacidade de manusear um livro com o mesmo prazer que a leitura sempre proporciona.

Essa é a amizade que até mesmo um livro de ficção tem nos dado e, da qual, adquirimos sempre alguma lição no sentido mais humano possível. Eternamente humano.

Antenor Rosalino
Enviado por Antenor Rosalino em 11/03/2016
Reeditado em 28/10/2017
Código do texto: T5570411
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.