Protesto funciona mesmo?

Eu estive aqui pensando com meus botões, aliás, quem inventou essa expressão mesmo? Seria um esquizofrênico que achava que seus botões falavam? Ótima pergunta. Mas voltando ao assunto, estava eu aqui, pensando, ou não, com meus botões, e me veio uma pergunta muito interessante na cabeça: Protesto no Brasil, serve para alguma coisa?

Veja bem, não quero desmerecer nenhum ato bravo de jovens revolucionários, mas é que fica difícil acreditar que, alguma coisa irá realmente mudar, porque pessoas saíram às ruas vestindo camisas da seleção brasileira e portando cartazes com textos bonitinhos. E gostaria de explicar, porque meu raciocínio chega a esse ponto de total descrença.

Para isso, gostaria de usar como exemplo, a classe dos professores. A mais nobre classe em uma sociedade. Os responsáveis pela educação do futuro da nação. Perceba que, desde quando eu era criança, ouço falar em mobilizações e greves feitas por eles. E desde essa época, nada mudou. O salário continua baixo, as condições nas escolas continuam ruins. E as greves continuam, mas são completamente ignoradas pelo governo.

E isso pode ser explicado, ao meu ver, porque nossos políticos são blindados quanto a esse tipo de manifestação. Sabe a moral? Aquilo que, quando você percebe que fez algo errado, você se apequena? Pois é, eles não sabem. Podem subir em cima de congresso, podem sair nas ruas com cartazes dizendo "fora Dilma". Provavelmente, a própria Dilma, irá organizar uma coletiva com a imprensa, para dizer "eu apoio esse tipo de manifestação, isso me deixa muito orgulhosa". Orgulho? De pessoas que querem lhe tirar do poder?

Pois é, e eu tenho que dizer que, infelizmente, não vai fazer a diferença você sair na rua no dia 13. Mas por favor vá, a atitude é que conta, e você está fazendo isso por uma nobre causa. Aliás, por qual causa mesmo? Até onde eu saiba, a maioria votou nela. Então, o seu ato democrático é ir contra o principal princípio democrático, que é o voto. E aí está o segundo engano: O governo e o partido do trabalhadores ainda tem muitos seguidores, muitos, alienados. Façamos a seguinte reflexão: Se Lula se candidatar, mesmo sendo hoje investigado por supostos esquemas de corrupção, ele não ganharia? Será?

A chance de isso acontecer é muito grande, porque a grande maioria é deseducada. Seguimos cegamente, Lulas, Aécios, Dilmas, sem nos darmos conta de quem são essas pessoas. Não estamos preparados. Para nada disso. Nem pra votar, nem para protestar. Temos direitos que são nossas armas, mas que não sabemos usar.

Ah, e se você vier com a tal da "ditadura já" eu peço, por favor, que pare. Vá se tratar. O melhor remédio para uma boa democracia, é uma boa educação. Senão, vai eleição e vem eleição, e nós, ficaremos sempre com as mesmas opções. Lamentável. Mas não quero cortar o barato de ninguém. Saia para rua no dia treze, defenda seu direito. Os professores também, podem fazer greve. Eu não vou, sinto muito. Não que eu faça falta, mas, mesmo assim, é uma a menos na micareta.