ALGUÉM FALOU EM COMBATER A CORRUPÇÃO?

Alta velocidade, passageiros em pé, além de dois sentados nos degraus da porta de entrada. É assim que a van sucatinha segue rumo à capital.

O condutor parece tranquilo, como se não estivesse infringindo nenhuma lei. O mais importante parece ser a grana que vai conseguir a mais, levando maior número de passageiros que o permitido.

Minutos após a partida, o movimento de blitz na estrada. A tranquilidade do motorista segue igual. O policial sinaliza e o carro encosta. Rapidamente, o que denota prática na ação, o motorista pede ao companheiro que entregue uma carteirinha preta ao policial, a “habilitação”. O amigo tenta perguntar algo, mas o tom de ordem do condutor é firme: “Entregue a ele, rapaz!”

Eu, que num sou besta nem nada, pensei: aí tem!

O que mais me intrigou foi o fato de o policial sequer aparecer diante do motorista. Ele examinou o “documento” do infrator detrás da van, autorizando que a viagem seguisse.

O homem, voltando com a capinha negra que levou para mostrar ao policial, entra na van e fala ao motorista:

- Quanto foi ali?

- 50!

- Tão viciadim, né?

- Mas é melhor os 50 do que uma multa!

Eu sabia! E segui indignada, ao ver tamanha sacanagem, e como eles se divertiam com aquilo tudo.

Enquanto eu pensava naquilo, alguns quilômetros depois, outra blitz: Polícia Rodoviária Federal!

O motorista disparou, num tom de preocupação:

- Vixe! Esse aí num dispensa nem na bala!

E o policial se aproxima, agora da janela do motorista, e informa:

- O senhor será notificado por excesso de passageiros!

Afastou-se e se dirigiu até outro policial, que em seguida veio fazer o teste do bafômetro no motorista que, por Deus, não tinha bebido.

- Esse daí é bonzinho, tem uns que manda descer o excedente. Mas, se ele mandasse, eu deixava uma parte ali na frente e voltava pra pegar o resto, e depois levava tudim de novo!

Muito provavelmente esse motorista é um dos "fora Dilma!". Eu num duvido é de mais nada.

Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 21/03/2016
Código do texto: T5580774
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.