1000% do sucesso de um produto é a embalagem. Alguém discorda? Se a gente chega numa prateleira de supermercado, nossos olhos saltam logo pro quem tem de mais bonito e atraente, não é? Nossos olhos estão certíssimos. Quem é que não gosta de um visual sugestivo, agradável, sedutor? Sem dúvida, é meio caminho andado pra mexer com nossa vontade de ter, de provar, de levar pra casa.

Soube que o leite de caixinha de uma empresa de laticínios está perdendo mercado pro concorrente. O motivo atesto, não é outro: é o desenho da caixinha. Uma vaquinha triste e sorumbática, de olhar desanimado, vai convencer quem a beber leite? Já uma vaquinha malhada, toda feliz, de sininho no pescoço e rabinho rodopiante praticamente obriga o cidadão a  lembrar os benefícios lácteos para uma vida saudável. Ainda mais se a Malhada estiver num pasto verdejante, tendo uma carinha de sol rindo por detrás de um morro... Sem comparação!

Isso vale pra qualquer produto, e aqui me atenho ao suco de caju. Dias destes parei na prateleira dos sucos. Várias marcas por ali, mas a simpatia imediata adivinha por qual foi?  Pela da caixinha mais bonita e chamativa: em meio a decorativos tons de verde um cajuzão tamanho família surgia irresistivelmente rosado. A castanha marrom dava o toque final  à saborosa pintura. Acima da imagem, se destacando entre folhinhas, o nome “Meu Pé de Caju”. Tudo passando uma ideia tão fresca, tão natural quanto a própria natureza.

Lembrei que  Mena ia me visitar naquela tarde. Não pensei duas vezes: levei Meu Pé de Caju pra casa. Não é aconchegante a ideia de levar um pé de caju pra casa? Ainda mais que as terras por aqui não dialogam muito bem com o caju, e dificilmente eu teria a chance de ter meu cajueiro de fundo de quintal. Direto pra geladeira, meu pé de fruta foi se resfriar para a hora do lanchinho.

À mesa, apresentei à Mena as empadinhas de dona Vanda e Meu Pé de Caju, bem geladinho. Mas ao servir os copos... Ui ui! Achei que Meu pé de caju estava meio transparente, um tanto ralo e magrinho... Mais  uma aguinha doce e sem graça, que  o caju gordinho e suculento da figura na caixa.  Pudera. Na pressa de provar o tal o suquinho faltou o clássico  "agite antes de usar".  Claro que pro caju cair do pé de tão maduro e gostoso eu já devia saber: antes é preciso uma boa sacudidela nos galhos...