Mania De Jeitinho Brasileiro

NOTE: Pra você entrar em sintonia ... E no fundo temos o Ultraje A Rigor do Roger Moreira cantando, "Vamos Invadir A Sua Praia".

Brasileiro deixa o Brasil por várias razões. Nos anos ´60 e ´70, o motivo maior era a política. Brasileiro fugia daqui em busca de exilo em qualquer canto. O importante era sair vivo daqui. Imagine só, o José Dirceu foi parar no Chile, enquanto Fernando Henrique na França. Gosto não se discute. Pessoalmente, acredito que herdamos ou aprendemos a tê-lo.

O brasileiro, que tem as mais belas praias do mundo banhadas pelo Atlântico, insiste em invadir a praia dos outros. Além da invasão, também procura mudar a cultura de algumas nações enquanto se entope de M & M´s, Mc Donald´s, Burger King, Budweiser, etc etc etc

Um bom exemplo é o Thanksgiving, sempre comemorado na quarta quinta feira do mês de novembro.

O Thanksgiving simboliza a amizade dos Peregrinos e os nativos da América do Norte. Em 1620, o navio Mayflower chegava à uma terra nova, o Novo Mundo, totalmente desconhecido. Os novos habitantes levavam suprimentos, sementes, ferramentas, animais e tudo mais que julgavam necessário para recomeçar a vida nessa terra cheia de mistérios e encantos.

Mesmo com tantos homens capazes e o essencial na bagagem, não contavam com o clima tão diferente daquele que conheciam, o solo que não aceitava suas sementes, os animais selvagens que nunca haviam visto antes ... e o povo de pele vermelha que vivia quase sem roupas.

A ocasião faz o ladrão, não é mesmo? Os novos moradores fizeram a política da boa vizinhança e conquistaram os nativos que ajudaram os simpáticos invasores na sobrevivência da raça deles. Ensinaram aos leigos quais verduras e frutas que deveriam ser cultivadas em cada estação. O homem branco aprendeu a caçar com a elegância do nativo, a criar diversos animais em cativeiro mesmo durante o rigoroso inverno, como fazer seus próprios utensílios, cestos e muitas coisas mais.

Se no primeiro inverno muitos dos novos habitantes vieram a falecer por causa do frio intenso, fome e doenças, o segundo seria bem menos trágico. Por isso, em novembro de 1621, os Peregrinos resolveram comemorar essa nova união e a primeira colheita com um banquete ao ar livre para dar graças ao Senhor.

Comemoração tem que ter comida, certo? Então, resolveram usar as verduras e frutas que tinham colhido e os animais que criaram naquele ano. Por isso, todo Thanksgiving é repetido sagradamente pelas novas gerações. Sempre vai ter torta de abobora, batata doce assada, purê de batata com caldo da carne do peru, ervilha, cenoura, molho cranberry (oxicoco), um imenso peru assado e torta de maçã para a sobremesa (opcional hoje em dia).

Aí vem a brasileirada que acha esse feriado o máximo. Afinal, sempre cai na quinta feira e isso significa fim de semana prolongado! Oba! Depois da comilança toda tem o Black Friday que acaba só na segunda feira de madrugada. Haja folego e grana.

A grande maioria dos novos imigrantes desconhece a origem do feriado e está nem aí para o motivo real do feriado. É feriado e pronto!

Quando o americano pergunta onde o novo amigo brasileiro vai passar o seu Thanksgiving, a resposta é, "Em casa, assistindo o jogo de football na TV". O gringo não se conforma e seu coração fala mais alto, "Vem passar o Thanksgiving lá em casa comigo e a minha família! Vai ser um imenso prazer para nós!" O tupiniquim pensa que é melhor juntar se aos gringos do que ficar sozinho naquele frio do kitchenette onde esconde. Ainda pensa na boia que vai filar de graça. Um brasileiro ou outro que tem etiqueta, resolve levar um prato para somar aos demais daquele dia tão especial e importante para o povo americano. Só que o bom senso não prevalece. O prato que o brasileiro leva à festa é tipicamente a sua cara. Que pisada na jaca meu irmão! Americano que é americano de verdade só come aquilo que foi servido no Primeiro Thanksgiving. É um ritual nacional! Aí vem um zé mané querendo dar uma repaginada no cardápio do dia do Thanksgiving!? Parou, né.

No ano passado, alguns amigos foram embora do Brasil em busca de perspectivas melhores na terra do Tio Sam, fizeram um Thanksgiving totalmente com cara de tupiniquim. Tiraram um selfie ao redor da mesa e postaram logo no Facebook. O Thanksgiving acabou em PIZZA!

Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 22/03/2016
Reeditado em 22/03/2016
Código do texto: T5581553
Classificação de conteúdo: seguro