O BRASIL DE HOJE COMPARADO COM A REVOLUÇÃO FRANCESA

O BRASIL DE HOJE COMPARADO COM A REVOLUÇÃO FRANCESA

O PT ( Partido dos Trabalhadores) sofreu uma metamorfose de início eram os jacobinos que vinham para derrubar o status quo e depois de quatorze anos são o Antigo Regime que é alvo de ataques.

Mas qual é o quadro político na pátria do Le Mimimi?

Acredito que a Dilma está em uma situação parecida com ao rei Luís XVI, seu maior erro é herdar um sistema viciado, mas este fato não é uma anistia irrestrita é apenas um atenuante. O PT é a corte com seus gastos supérfluos, que beneficia também os velhos cortesãos de outrora.

Os girondinos querem aproveitar a situação para empossar Napolaécio, enquanto os Robespierres que defendem o governo deliram como o original inventando justificativas para desculpar o estado de coisas atual.

O cardeal Bolsonaire e os bispos Feliciano e Malafaia defendem a volta do absolutismo de direito divino e acredito que se fosse possível implantariam uma espécie de Inquisição, mais sutil, mas sem deixar de ser repressiva.

Em outro extremo, estão os sans-cullotes, os enfurecidos de esquerda que acham que os jacobinos se acovardaram e pedem atitudes mais radicais.

E eu obscuro philosophe, espero que com o tempo surja uma alternativa política melhor do que as apresentadas anteriormente?

FÁBIO SOUZA DAS NEVES, PINHEIRO MACHADO 22-03-2016