MORO: A FACE DO FASCISMO

A face revela aquilo que o homem possui de mais nebuloso e sombrio, contudo, muitas são as pessoas capazes de manipular corações e opiniões. A partir destas linhas desejamos conversar sobre um personagem idolatrado por muitos e odiados por milhares, seu nome: Sergio Moro. Moro é conhecido por conta da tão falada operação lava jato, operação que a priori teria como meta colocar no xilindró milhares de políticos e empresários envoltos em esquemas de corrupção. Todavia, parece ter o famoso Drº Moro, Juiz indicado para conduzir a já mencionada operação lava jato, esquecido, a qual seara pertence, uma vez ter o “herói de Curitiba” trocado as bolas, isto é, ao invés de fazer justiça, ou se limitar à pratica da magistratura parece estar vendendo-se a mídia golpista, bem como aos seus promotores. Muitas foram as arbitrariedades praticadas pelo juiz Moro, como a condução coercitiva do ex-presidente Lula ao aeroporto do galeão para depor sem levar em conta pressupostos legais como residência fixa, colaboração com a policia na fase de investigação, entre outros pormenores, porém tudo indica ser a condução coercitiva uma maneira de se expor como um criminoso uma personalidade pública reconhecida tanto em território nacional como internacional, pelos feitos que realizou em prol do povo brasileiro. Outra ação praticada pelo Drº Moro de maneira insensata ocorreu recentemente, quando o referido juiz permitiu o vazamento de escutas telefônicas, relacionando membros do governo federal incluindo a presidente da república, assim como o ex-presidente por nós mencionado. O juiz Moro parece ter vendido a alma ao diabo, pois negligencia pontos capitais de nossa carta magna, como a presunção de inocência até prova em contrário. Com efeito, recentemente nosso primeiro fascista, impôs sigilo à lista de políticos que receberam dinheiro da construtora Odebrecht. Contudo, por que não mediu esforços para restringir as gravações telefônicas aos porões da policia federal? Estaria Moro ciente de ter colocado em risco a soberania nacional ou tudo é permitido desde que o golpe seja consumado? Estaria Moro refém das organizações Globo, do grupo Civita, Folha, Estadão, dentre outros mecanismos de manutenção do golpe? Mas e a imparcialidade jurídica onde fica? O juiz estaria sendo comprado pelas organizações por nós mencionadas? Tomamos o cuidado de colocá-los a parte destes fatos, por entendermos ser o baluarte da justiça um homem acima da lei ou seria abaixo da mídia? Moro em nosso entendimento revela para o Brasil e o mundo a verdadeira face do fascismo, não por menos o referido juiz além de citado, por colegas da magistratura incluindo membros da Suprema Corte Brasileira como o Ministro Marco Aurélio Mello, quanto às ações deliberadas frente às investigações da operação lava jato na policia federal de Curitiba. Para o Ministro Marco Aurélio Mello, mesmo não invalidando provas no que concerne as escutas telefônicas a ação de Moro poderá segundo o ministro lhe render processo administrativo no CNJ Conselho Nacional de justiça. Em suma, parece que estamos diante de um inquisidor, se na idade média o mundo tremia frente à inquisição católica, hoje o Brasil, debruça-se sobre o manto da democracia nutrindo esforços para a “santa inquisição de Curitiba” ser controlada. Entenda-se: desejamos como todo brasileiro de bem a decência e a ordem no seio da sociedade, porém, o que assistimos nestes últimos meses no Brasil foi sem sombras de dúvidas um golpe nos direitos civis e na democracia, defendemos a legalidade e imparcialidade na condução dos processos em curso, bem como a condenação ou absolvição de todos os envolvidos independentes de partidos políticos. Todavia, gostaríamos de acreditar na lisura e ética dos decanos da Suprema Corte, bem como no homem que conduz as investigações da operação por nós mencionadas. Enfim, se assistimos, tomados pela angústia, à onda crescente do fascismo em território nacional, isto em pouco ou grande escala deveria ser atribuída ao juiz Moro, pois, não mediu esforços para controlar os ânimos dos segmentos da sociedade que se julgam injustiçados mesmo não o sendo. Constatamos ser a turba manipulada pela opinião pública e pelo florescimento de mídias alternativas muitas vezes descompromissadas com a verdade e a ética. Se nas manifestações do dia 13/03/2016 inúmeras pessoas colocaram em Sergio Moro uma aureola na cabeça, isto ocorreu pela massificação das mentes e dos corações. Em suma, a face do fascismo pode indicar o avanço das oligarquias para reaver direitos universais, direitos de todos e não de alguns, e com isto impedir o povo de continuar sendo senhores da liberdade, ou contribuirá para uma ruptura com tudo de mais atrasado e retrogrado que existiu no passado. Como disse o então presidente Collor De Mello: O tempo é senhor da razão. Só não sabemos ao certo se a razão repousa na toga, na prudência ou em acertos políticos afins de um horizonte até agora indecifrável, porém fecundo de sapiência, importa aguardar resistindo com ânimo e sem medo, pois a liberdade para o brasileiro teve um preço e tem um nome, seu nome: Democracia.

BetoFilo
Enviado por BetoFilo em 29/03/2016
Código do texto: T5588234
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.