Vamos falar sobre o aborto?

Depois da última xícara e uma breve leitura em uma matéria, percebi que as pessoas pouco sabem de mim. A título de exemplo, se me perguntassem se sou à favor do aborto, o que eu diria? Muitas coisas, é claro, mas a resposta em si seria bem simples.

Por isso, irei dizer a resposta, seguida de uma série de questionamentos, que servem também para me obrigar a rever quantas vezes seja necessário minhas certezas. Até porquê, nunca se deve ter certezas absolutas.

Agora sim, vamos lá. Sou à favor do aborto: Não. Sou a favor da liberação do aborto: Sim. Porque é muito importante que se tenha em mente, que devemos distinguir que, uma coisa, não tem nada a ver com a outra. Eu posso ser contra o aborto, mas negar o que está acontecendo em minha volta, isso eu não posso fazer.

Seja em periferias de grandes centros urbanos, ou cidades pequenas em interiores de estados, têm-se um grande número de mães solteiras, que carregam três, quatro filhos de um lado para o outro, sem ter a capacidade de mantê-los, muito menos educá-los. Então, esses mesmos garotos, mendigam a procura de seus sonhos, e quando não conseguem, os tomam à força. Isso é mais comum do que se pensa. E as mortes? E as mães que procuram clínicas de aborto clandestinos? E as que não tem dinheiro para isso, e procuram métodos"artesanais" para se livrar do fardo que carregam.

Se você ler isso e pensar que eu sou à favor do aborto, está enganado. Eu jamais permitiria que minha namorada abortasse. Se fosse o caso, então, eu pediria para ficar com a criança. Sei que daria um bom futuro à ela. Mas isso sou eu. Esse é o nosso maior erro. Não existe lei pra mim, ou pra você, ou para sua vizinha, mãe de quatro filhos, que mora em um barraco.

A lei é para todos. E sendo assim, na hora de pensar no coletivo, é obvio que optaria pela liberação do aborto. Nem que fosse em casos de estrema pobreza e dificuldades financeiras, quem dirá, em casos de crimes sexuais. Sei que muitas mulheres irão brigar comigo. Vão dizer, "a mulher é dona de seu corpo, então por que não liberar o aborto em qualquer situação? " . Bom, pelo simples motivo de que, não estamos preparados para isso. Assim como não estamos preparados para a liberação das drogas.

Em um Brasil perfeito, todos seríamos educados, usaríamos métodos anticoncepcionais e principalmente, métodos que protegeriam contra Dsts. Mas estamos bem longe desse Brasil de que me refiro. Então, o jeito é pensar no que está mais nítido que necessita mudanças.

Infelizmente, ainda somos escravos de uma educação falha, de um pensamento primitivo e atrasado, e principalmente, de uma ou várias religiões que mandam em nossa política. Legalização do aborto está fora de cogitação para a família brasileira. A mesma que abandona e ignora seus filhos. A mesma que não se importa com o pai bêbado, que surra seus filhos todos os dias quando chega em casa. Por isso, pense um pouco mais. Não importa o que você quer. O que você não gosta só cabe a você. O bem comum, esse deve ser o objetivo. Mesmo que te irrite. Pense em alguém além de você mesmo.