PRÁ INÍCIO DE CONVERSA

Conversar, trocar ideias em geral é bom. Nem sempre, tenho essa opinião, pois se começa em discussão irracional, troca de insultos, é melhor nem continuar a conversa.

Em relação à política, prá início de conversa, polarizados do jeito que estamos, nós brasileiros, tento introduzir o assunto da seguinte forma.

Primeiro formulo duas perguntas, a ordem pode cambiar, que obrigatoriamente devem ter a mesma resposta:

- A dita esquerda, os partidos com tendência ao socialismo, querem o quê com seus programas políticos ideológicos?

- A dita direita, os partidos com tendência ao liberalismo econômico, querem o quê com seus programas políticos ideológicos?

Para mim a resposta deve ser uma só:

- O desenvolvimento econômico e social da sociedade.

A resposta admite variações na ordem da colocação, dependendo de quem responde:

- O desenvolvimento social e econômico da sociedade.

Condensando a resposta:

- O bem estar da sociedade!

É isso e simplesmente isso! Socialistas querem, liberais também. Aí sim é possível evoluir e abordar o próximo item.

Quando um dos lados não concorda, não é possível evoluir na formulação do diálogo. A troca de ideias trava.

Se o liberal afirmar: - A esquerda é retrógada e vingativa, só quer emprego público, não liga para economia, só quer socializar os bens.

Ou se o individuo de esquerda afirmar: - O liberal é fascista e egoísta, só quer o lucro, não liga para o social, só pensa em amealhar riquezas.

Portanto, a meu ver, devemos aceitar o outros, de direita ou de esquerda, usando essa simplificação consagrada, claro suponho estar falando com pessoas integras e bem intencionadas.

Observem, o bem estar da sociedade, é, ou pelo menos deveria ser, ao final da contas, o objetivo maior de qualquer nação.

O que varia é a forma de como chegar lá. Os liberais acreditam que pelo esforço individual, somando, pela liberdade de toda ordem, inclusive econômica, buscando o lucro é claro, qual o problema, chegarão um dia a uma sociedade melhor e mais justa.

Por sua vez os socialistas, acreditam que o planejamento central, a inclusão social, a cada um conforme suas necessidades, chegarão um dia a uma sociedade melhor e mais justa.

- O bem estar da sociedade pode iniciar com uma boa conversa!

Porto alegre 02 de abril de 2016

JORGE LUIZ BLEDOW

JORGE BLEDOW
Enviado por JORGE BLEDOW em 01/04/2016
Código do texto: T5592112
Classificação de conteúdo: seguro