Pequeno Causo Além-Paraíso ou A Origem do Ciúme


 
          Leitores, muita gente pensa que a moda de veganismo é nova mas não é não, faz é tempo que existe. A Bíblia, por exemplo, fala que os jovens Sadraque, Mesaque e Abednego, lançados na fornalha a mando do Nabucodonosor, foram orientados por um anjo a não comerem das comidas do Rei, que só se alimentassem de frutas, verduras e legumes para ficarem fortes, bonitos e saudáveis. Mas há outra personagem vegetariana no Livro Sagrado dos Cristãos: Caim.
          É porque Moisés, quando escreveu o Gênesis, não contou a história direito. Caim era vegetariano, trabalhava a terra, arava, plantava, colhia e se alimentava de sua colheita. Já o Abel, queridinho da Eva, mimosinho da tenda, alvo, dava o maior valor uma carninha. O menino criava ovelhas, via as bichinhas nascerem, crescerem e tinha coragem de comer as miseráveis. Enquanto Caim cuidava das suas plantações, suando, criando músculos e ficando bronzeado, Abel passava o dia dormitando sob as oliveiras e o rebanho que se virasse. Então é óbvio que, quando havia concurso entre os anjos para escolher o mais bonito, Caim sempre ganhava.
          Apois. O fato é que, depois que foram expulsos do Édem, Adão e Eva começaram a adular a Deus para ver se diminuíam as próprias penas e o Todo-Poderoso achava bom, afinal Ele é a nossa imagem e semelhança. E assim o primeiro casal ensinou aos filhos, mandaram os meninos, cada qual, fazer uma oferta a Deus.
          O Cão, que por essa época já andava zanzando pela Terra, fez uma armadilha para Caim. Quando o menino colheu os melhores legumes da hortinha dele, Satanás foi lá e mirrou tudo, já prevendo a confusão porque conhecia bem o temperamento de Deus quando ele era rapaz. Então, no dia da oferta, Abel matou os bezerrinhos mais gordinhos e ofereceu ao Todo-Poderoso. Diz a Bíblia que, quando o perfume do sacrifício de Abel chegou lá em cima, Deus disse "Ô, cheiro bom! Só falta o pedaço de rapadura e o caneco d'água, ó!", e na mesma hora apareceu o que Ele tinha desejado. Depois Deus disse "peraí, e o moreninho, trouxe o quê?"
        O Olho que Tudo Vê observou por entre as nuvens e deu com os legumes mirrados do pobre do Caim.
         Oh, rapaz. Pra que. Deus ficou muito macho. Fechou a cara para a oferta do menino que já estava morto de vergonha, sem entender o que tinha acontecido com o seu sacrifício e lançou um raio de luz sobre o sonso do Abel. Aí só deu pra radiola do Gogue, aproveitando que Caim tinha baixado a guarda, plantou no coração dele a semente do ciúme. E o desmantelo vai de mal a pior no meio do mundo até hoje.

 
Srta Vera
Enviado por Srta Vera em 05/04/2016
Reeditado em 10/06/2016
Código do texto: T5595903
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.