Orquídias e Amoras

Orquídias e Amoras

Na conversa com a escritora Noemi Jaffe, o entrevistador Edney Silvestre disse a ela que nunca pronunciara o termo “ebífica “ na televisão, citado em seu livro. O que seria?

Noemi explica que “ebífica” é a principal característica das orquídias. As raízes agarram –se a objetos, dos mais variados; não sendo dependentes da terra para se desenvolverem. Esta era a característica da sua personagem no Livro “Irizs, História do Comunismo”. Suas raízes não fincavam em terra firme.

Num canto da escada cresce a amoreira. Deslumbro- me ao ver flores prenunciando amoras roxas, doces, naqueles galhos franzinos que parecem se quebrar na insistência do vento. Imagina o êxtase de se catar fruta no pé, bem ali no meu quintal, no arbusto tão pequenino! Seria o manjar dos deuses. Mas, meu encantamento pouco dura ao perceber as flores que ousaram implodir, já murchas; sem a robustez da seiva irrigada . O termo “ebífica’ retorna ao meu pensar e justifico o meu desapontamento. A amoreira, não sendo planta aérea, “ebífica”, não é. Tem como necessidade a terra que a abrace, e nutrientes singulares, para que nos agracie com seus frutos saborosos e medicinais. Se ali estivesse a requintada orquídia por certo teríamos cores exuberantes à rústica escada. Não desprezaria as brechas de sobrevivência que a vida lhe emprestaria.

. O sucesso de um peixe não pode ser medido pela exigência dele subir em árvores, assim como o beija- flor não atige os altos cumes. Imprescindível é a busca do autoconhecimento, no qual me ancoro e zarpo ao mar desconhecido, que é o amanhã, ou a um instante. Que ponto de luz sou na constelação familiar, no Universo que me cerca? Do que se alimenta minha alma? Chego; porque sou um explorador de caminhos. Humildemente, olho para os meus pés e me busco no estilo das minhas raízes. Existo no agarrar cascalhos, isopor, rolhas, ou no viço que me vem da terra fofa e adubada? Ah, posso até ser um cacto, de pouca exigência. Imprescindível me achar, onde pareço me perder na falta de identidade. Parasitas sugam a seiva alheia, desconhecendo a viscosidade de sua própria. “ O céu tem muitas moradas”; a vida inúmeros cantos nos cantos desta terra. Sendo “ebífica” ou enraizada, vim por um sentido, e por ele, sou o melhor de mim mesma, na vida.

olyndabassan
Enviado por olyndabassan em 06/04/2016
Reeditado em 11/04/2016
Código do texto: T5596568
Classificação de conteúdo: seguro