CRÔNICA E FRASES DE UM CAIÇARA.
 
 

 
                    Na maioria das vezes a gente até encontrar o rumo ou o prumo das nossas vidas, como se diz por aí, penou muito. Damos cabeçadas por todos os lados. Ouvimos e damos atenção a coisas fúteis e alheias, sempre adiando a nossa reciclagem pessoal. 
                    Saímos reformando nossas coisas e objetos, utensílios, veículos, casas, embarcações, instrumentos diversos e tudo o mais. Entretanto, aquela reforma íntima básica e uma boa faxina nos nossos recantos de devaneios e obscuridade das nossas mentes que periodicamente deveríamos fazer sempre adiamos. E, às vezes nem sequer lembramos. 
                    Ainda que não nos custe nada financeiramente é difícil à gente tomar certas decisões dessa monta, uma vez que precisamos nos desvencilhar de muitos sentimentos ruins e negativos que persistem por longos anos arraigados em nós. Principalmente o orgulho, a vaidade, o egoísmo, o ciúme, a inveja, a cobiça.
Com este modesto texto não vou consertar o mundo. Não vou e nem pretendo doutrinar ninguém e muito menos ensinar o papa a rezar. Religiosos capacitados com melhor experiência do que eu me dariam aulas com inúmeros exemplos. Não vou aqui profetizar algo do que não sou capaz. 
                    Não pensei a nenhum momento em escrever um livro de ensinamentos, quando ainda tenho muito a aprender. Na realidade a minha intenção é dividir com vocês caros amigos e leitores um pouco do conhecimento que consegui angariar até agora aos sessenta e sete anos de idade. Penso cá, comigo, que nesse caso o que abunda não prejudica. 

                   Eis alguns adágios populares: 

     01)   Dinheiro e canja de galinha não fazem mal a ninguém. 
      02)    O dinheiro não traz felicidade, no que eu já afirmei em outra ocasião, “mas acalma os nervos”. 

Não conheço uma única pessoa que ficou insatisfeita ou brava por ter recebido uma fortuna e ter enriquecido da noite para o dia.
         03) Vale mais um pássaro na mão do que dois ou mais voando.
            04) Quem muito quer tudo perde.
     
          05)     Quem espera sempre alcança.
     06)  A pressa é inimiga número um da perfeição.
        07)     Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
          08) Quem com ferro ferem, com ferro será ferido. (          Uma passagem bíblica)

          09)  Quem tem pressa acaba comendo a carne crua.
               10) Quem não deve não teme. 
          Ah ah ah ah Pra essa eu tenho um trocadilho: “QUEM NÃO DEVE NÃO TEM”. Afinal, para realizar o sonho da casa própria ou de um automóvel  "0 km" a gente sempre acaba fazendo um financiamento e fica devendo a outrem. Feliz aquele que consegue honrar religiosamente os compromissos assumidos do começo ao fim.


                    Enfim, entrei nessa seara apenas para ressaltar que não sou nenhum santo e nem candidato a tal. Igualmente a todos sou tão errante e pecador quanto os pobres mortais do mundo. Todavia, nestes últimos tempos procuro me vigiar o máximo possível para não cair nas tentações mundanas. Falo isso generalizando, pois não só os rabos de saia e o ouro nos tentam. Vocês leitores, inteligentes que são sabem a que me refiro.
                    Tenho me ocupado, enquanto escritor, com assuntos inerentes ao nosso comportamento moral e espiritual quase que instintivamente. Muitas vezes começo escrevendo uma música alegre cheia de jingle e bossa que sem mais nem menos acaba virando uma canção com mensagem religiosa ou espiritual. Com os textos é a mesma coisa. É o caso de ALÉM DAS ESTRELAS, RUMO AOS MUNDOS DO FUTURO, A VIDA JÁ ESTÁ AQUI e outras.
                    Só pra vocês terem uma idéia, escrevemos RUMO AOS MUNDO DO FUTURO para participar de um festival estudantil em 1.968 e o título inicial era “TEMPO DE GUERRA”. Eu e o meu amigo Euridos Almeida Bio nos reportávamos à guerra e mortandade dos soldados no Vietnam. Como na época a censura era inapelável tivemos que abortar a idéia e para não perder a oportunidade de participar do festival varamos a noite para mudar o texto. 
                    Observação: se achar conveniente ouça a música que está publicada no meu site “ 
www.clementinopoetaemusico.com “ ou aqui no Recanto das Letras “ www.recantodasletras.com.br “ e buscar “Clementino poeta e músico”.
Só não avaliem a minha voz, por favor, pois não sou cantor.
                    A única frase que posso prolatar com absoluta certeza, como dizem os jovens, sem medo de errar é: 
          “A partir do momento em que nos dispusermos a mudar o rumo das nossas vidas, não apenas para progredir materialmente, mas sim, para melhorar o nosso crescimento moral e espiritual, o primeiro passo a ser dado é despojar-nos dos vícios e fraquezas, do egoísmo e do orgulho sempre lembrando que os nossos irmãos não precisam fazer o mesmo”.