Crônica da Insatisfação

Se eu desejasse ser outra pessoa, com certeza seria bem diferente.

Teria peso, tamanho, sexo, cor e cara diferentes.

Torceria para outro time ou talvez para nenhum. Mas me exercitaria mais.

Não me interessaria pelo que hoje me chama a atenção. Me preocuparia com assuntos bem distintos dos que procuro em vida atualmente. Ou então não me importaria com nada.

Esperaria das pessoas menos do que elas poderiam dar. Assim me frustraria menos.

Mas cultivaria minhas amizades. Não as trocaria por outros relacionamentos.

Continuaria porém a amar as pessoas que hoje amo, talvez elas próprias também divergentes em sua forma atual. Mas eu não teria ciência disso.

Teria um trabalho completamente distante do meu. E não o levaria tão a sério.

Me alimentaria mais ou menos da mesma forma. Acho que não peco tanto neste aspecto. Mas comeria mais frutas.

Gostaria de nascer em país longínquo. Com outra cultura. Mas nada a ver com extremismo político ou religioso. E com o devido respeito aos diferentes sexos.

Teria mais contato com o mar. Sim. Nasceria próximo a ele.

Não teria relógio ou celular.

Seria irresponsável. Mas sem prejudicar ninguém.

Gostaria de ser mais livre, sem dar ou exigir tantas satisfações.

Quem sabe fosse eu mais introspectivo, menos falante. Perscrutaria mais ao invés de me expor.

Seria eu feliz?

Difícil dizer. Afinal, estamos sempre insatisfeitos. Sabemos que um dia partiremos e isso nos angustia a cada dia.

Talvez fosse melhor nascer em espécie distinta. Não humana. Alienígena? Outra espécie animal? Não importa qual. Mas uma outra que se ocupasse apenas do agora. Sem filosofia, sem ciência com suas verdades transitórias, sem partidos, sem religião. Sem doutores.

Quando acordamos pela manhã e o dia parece pesado e ansiamos pela noite, mas só durante o seu começo, longe do próximo nascer do sol, o que isso poderia significar?

Insatisfação ou acomodação?

Por isso almejaria não muito pensar, em minha possível outra vida.

Mas o tempo passou rápido. Já estou como sempre atrasado...