Como É Mesmo O Seu Nome?

E se a rosa fosse chamada de 'beleza' ou qualquer outro nome. Perderia o seu perfume? Deixaria de ser a flor que simboliza o amor?

Pois bem, até Shakespeare teve lá sua duvida e produziu um dialogo da Juliet onde ela questiona o sobrenome do seu amado.

Se o Romeu não fosse um Montague, tudo seria perfeito, não seria? O nome na verdade, não significa nada. Nadinha. Se a rosa deixasse de ser chamada de rosa, ela não perderia o seu perfume, a sua essência. Ela continuaria sendo uma rosa.

Mas, nos dias de hoje, muitas pessoas estão trocando de nome, acrescentando uma letra aqui, tirando outra ali, somando um nome a mais, usando a numerologia para escolher um nome com vibes mais fortes, inventando um nick, até assumindo o apelido de infância, etc etc etc tudo em nome da fama (ou do anonimato).

A Sandra Cristina Frederico de Sá começou a sua carreira artística nos anos 80 como Sandra Sá e depois de alguns anos resolveu incluir o 'de' do seu nome verdadeiro ao nome artístico passando a ser conhecida como Sandra de Sá. Se trouxe sorte? Não sei. Continuo gostando do trabalho dela do mesmo jeito. O cantor, compositor e músico, Jorge Duílio Lima Meneses, ou mais conhecido como Jorge Ben até 1989, mudou seu nome artístico para Jorge Ben Jor. Dizem que a mudança não foi para ter mais vibe nem fazer fortuna mas para evitar a confusão entre o Jorge Ben com o George Benson, músico e cantor de R & B e Soul. Parece que deu certo e nessa nova fase o Jorge Ben Jor ficou muito mais pop com seu estilo groove.

E você que pensa que Madonna é um nome artístico, saiba que esse é o verdadeira nome da cantora. Os pais de Madonna Louise Ciccone souberam escolher muito bem o nome da filha. Bem, na verdade, o nome é apenas uma cópia do nome da própria mãe da megastar. A mãe da estrela não teve tanta sorte. Morreu ainda jovem mas a filha brilha com seu nome.

Já o Lima Duarte foi registrado Ariclenes Venâncio Martins. Com um pouco de ousadia, talvez pudesse virar Ari Venâncio ou Ari Martins. Mas naquele tempo, ninguém mexia no nome verdadeiro. Já trocavam tudo de cara!

Larissa de Macedo Machado é um belo nome mas a Anitta preferiu trocar de nome e deu certo para sua carreira artística. Anitta tem muito mais a ver com descer até o chão do funk do que Larissa.

E quando uma dupla cujo nome é 'Lucas e Orelha' ganha primeiro lugar num programa que revela novos talentos? Sei não, mas se eu fosse mãe do Orelha, não gostaria nadinha. Com certeza a mãe deve ter pensado muito ao lhe dar o nome Rick ... talvez nem tanto assim. Talvez fosse fã do Rick Martin, né. Mas, de qualquer maneira, Rick parece bem melhor que Orelha, ao meu ver. Imagine você tentando explicar que o Orelha é o seu filho Rick. OK ... o nome muda mas a essência jamais morre.

Ao invés de investir num livro tipo, "Mais de Mil Nomes Para Você Escolher Para O Seu Filho Ou Filha", o melhor talvez seja você inventar um nick ou usar o famoso, "Harry Gray´s Anatomy" (publicado pela primeira vez em 1858 e já ultrapassou a 40a publicação) para encontrar um nome 'legal' para o seu pimpolho bombar logo de cara no berçário do hospital. Joelho não vale, ok?

Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 14/04/2016
Reeditado em 14/04/2016
Código do texto: T5604813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.