Respeito é bom e eu gosto


Meio da tarde, hora do lanche, acompanhada com minha neta, hoje com 10 anos, fui à padaria comprar aquele pãozinho quente  delicioso e  para acompanhar um pouco de frios , aproveitando comprar mais algumas coisinhas.
É uma padaria boa completa, tem um mine mercado até açougue.Compro nela faz anos.
Nessa tarde quando lá cheguamos minha neta foi para a fila do pão, enquanto fui  fazer pequena compra no mine mercado, em seguida ao açougue ao lado do balcão que vendem os frios.
A fila para a compra do pão não estava grande e a mesma fila segue para os frios.
Faço isso com ela mais ou menos dois anos, algumas vezes fico na porta da padaria e ela compra o pão , frios, um bolo sozinha, sempre ensinando a respeitar fila agradecer o atendimento e a pagar as compras. Ensinei a conferir o troco .
Depois de fazer  algumas compras  fui ao açougue, onde eu podia ver a minha neta na fila. Percebi naquele  momento, havia apenas uma pessoa na frente dela para compar frios.
Enquanto eu fazia meu pedido  de carnes , fiquei sempre obsevando. Ela seria a seguinte.
A balconista pulou a menina e serviu o seguinte dela, minha neta me olhou, eu dei uma piscadinha sorri e fiz sinal que ela deixasse passar, era um senhor. Mas fiquei mais atenta , mais uma vez minha neta foi deixada pra trás, e mais uma vez e mais uma vez, isso começou a me incomodar.
Cada vez que a balconista falava "o próximo" e apontava  para o próximo depois dela, minha neta ficava constrangida por ter levantado o braço e não ter sido atendida. Passaram uns quatro na frente dela .
Eu disse ao açouqueiro, enquanto você pesa a carne eu  já volto. Fui até o balcão de frios, com voz firme  disse; "A próxima é ela." 
O senhor ( talvez próximo de  50 anos) que havia feito o pedido passando na frente sorriu com deboche. Meu sangue  espanhol ferveu com aquele sorriso irônico e num tom mais firme ainda, fui falando: Respeito é bom e só faz bem e senhor na sua idade deveria dar exemplo.
Depois dele estava uma conhecida minha  (por acaso também Ana  ) que me disse rindo e falando alto . É preciso falar alto, é preciso falar alto .
_Não Ana , não é preciso falar alto, o que é preciso é ter respeito, educação.
Existe uma fila e ela tem que ser respeitada.
Falar alto é falta de educação.Eu dei educação aos meus filhos  e dou a minha neta.
Educação é o que não falta  nela, muito menos repeito como próximo e é apenas uma criança, exemplo para muitos que aqui estão.
Sempre digo: "Se quer ser respeitada  se de repeito ". Aqui ninguém  tem deficiencia auditiva, portanto ela não precisa falar alto.. e virando para a balconista continuei sem aumentar meu tom de voz:
E tu moça qual é teu problema, não gostas de criança? Vais atender essa jovem menina AGORA, porque  teu salário é pago também com o dinheiro do pão que ela compra. [sou educada, doce, gentil , mas não fira um dos meus , não cutuque a onça com vara curta]
Ela com um bico enorme , atendeu minha neta e eu continuei:
_Se não está satisfeita com teu emprego procure outro, se esse é o único que te serve , faça teu trabalho bem feito.

Fico furiosa quando  percebo a falta de respeito.
Com certeza esses (as) senhores (as) devem reclamar de jovens, quando eles (as) mesmo não se dão repeito. Devem raclamar de tudo, mas nada fazem para mudar.
As pessoas sempre estão querendo tirar proveito de tudo e de todos, principalmente dos mais indefesos 
Não podemos esquecer  se queremos um mundo melhor, temos que mudar o mundo que nos rodeia, começando  por nós mesmos.
Quando nos melhoramos, melhoramos  a nossa volta , não é uma utopia , é uma realidade
Alguns ficaram me olhando como se eu fosse uma ET.... rsss
Tenho certeza, muitos que ali estavam, foram pra casa refletindo.

E eu estou achando que sou mesmo uma "ET" cansada desse mundo sem valores e princípios morais .



Ana Maria Brasiliense
Santos-Sp-Brasil
14/04/2016
Hr: 15:01














 
Ana Maria Brasiliense
Enviado por Ana Maria Brasiliense em 14/04/2016
Reeditado em 16/04/2016
Código do texto: T5605050
Classificação de conteúdo: seguro