PAPO TROMBETA

Tromba, trombada, trombando, trombadinha. Uma tromba d'água cai sobre a cidade, alagando e desabrigando. Mas essa não é a tromba do elefante que, por sinal, eu não entendo porque dizem "tromba d'água" para um aguaceiro. Deve ser no sentido de tamanho, já que a tromba do elefante é grande. Seja como for, nos dois casos temos um substantivo que, em cada caso, tem diferente significado.
Papo chato, não é? Acho que dei uma trombada nas letras que, de tão forte, embolou tudo. É, eu trombei! E aqui a trombada virou verbo. Ou não existe essa variação do verbo trombar? O que diz Mister Google? Ele, que tudo sabe, diz que sim, que existe e portanto eu posso trombar quantas vezes quiser, mesmo correndo o risco de virar um papo trombeta. Que, na minha modesta opinião, é mais alarde do que conteúdo. Mas, enfim, nem foi uma grande trombada. Está mais para uma trombadinha, que é também um substantivo, diminutivo de trombada. Só que no feminino. No masculino seria um trombadinha e neste caso pode ocasionar perdas. Porque o trombadinha dando trombada, tromba na gente e... lá se foi a bolsa ou a carteira! Ufa! Que papo trombeta!
                                                              Giustina
 (imagem Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 16/04/2016
Código do texto: T5607078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.