Doença que sara. Será?

Resolvi compartilhar porque percebo o diagnóstico, infelizmente, na vida de muitos. Como já disse em várias postagens aqui, considero preocupante não só uso exagerado do Facebook, mas de qualquer outra forma de perfil que não usa das palavras diretas para expressar. Penso ainda que o que digo em minha página sem margem de dúvidas precisa ser verídico e são. Creio que a grande maioria que usa também age da mesma forma. O problema é como nos sentirmos virtuais sendo nós reais? Outro dia eu lia um estudo britânico que comparava as redes sociais como uma droga que precisava ser tratada. Daí me veio os seguintes questionamentos:

Por que quem usa a redes tem que taxativamente ser um usuário?

Por que as curtidas e clicks nos deixam tão eufóricos e com sentimento de importância?

Por que as opiniões divergentes nos inflamam tanto sendo que na verdade, a proposta das divergências era apenas nos acrescentar?

Por que as pessoas estão deixando de lado a vida real e assumindo papeis virtuais em todos os sentidos?

Por que um "eu te amo" numa mensagem ocupou o lugar do toque e do olho no olho?

Por que as pessoas nos adicionam e depois nos excluem sem mesmo, isso que pensamos, termos feito nada?

Por que excluímos pessoas simplesmente por não gostarmos das coisas que elas publicam?

Por que as redes sociais unem e separam pessoas?

Por que há tanto barulho e menos humanidade nas redes sociais?

Por que há muita coragem por detrás de uma tela e na vida real muitos não sabem nem discursar em público?

A estes infindáveis questionamentos tenho minha resposta que considero a mais eficaz. O ego. Ele, quando inflado, tira de cena o real e dá vida ao imaginário ou virtual, e isso não passa de engano, de um conto, entretenimento, tempo ocioso. Daí julgo, sim, a rede social como dependência egocêntrica. O que tenho que fazer é simplesmente ou usar menos ou então deixar de usar de vez o que simplesmente não me deixa existir e sim, me mantem no anonimato sendo seguido e curtido por dezenas. Não é de agora que minha preocupação existe, isso já vem desde o início do extinto orkut. Eu ainda não consigo aceitar redes sociais como algo positivo. Talvez amanhã, ou depois sim, por enquanto ainda não as vejo como droga capaz de me fazer bem. Fico sempre com o pé atrás, afinal, o ego não pode ser maior do que a realidade da vida. Espero não ser executado por conta disso, é apenas o que penso e imagino. Uma visão, apenas! Até breve!

Daniel Cezário
Enviado por Daniel Cezário em 17/04/2016
Reeditado em 17/04/2016
Código do texto: T5607963
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.