QUE PAÍS É ESTE?

Eu sou apenas um rapaz latino americano...

E, como diz outro poeta:

“Moro num país tropical abençoado por Deus

E bonito por natureza...”

Meu lindo país é considerado a oitava economia do mundo

e o sexto exportador de alimentos do planeta e, no entanto uma grande parcela de sua população morre de fome praticamente diante ou próximos à diversos restaurantes luxuosos, onde vivem crianças e idosos pedintes. Carnes frescas em pratos finos são devorados, peles, ossos e olhos arregalados.

Oh pátria amada, tú não pareces mães gentis mas, madrastas iradas

Oh pátria minha, gigante adormecida, deitada eternamente em berços esplendidos até quando?

Levanta-te e olhe por seus amados filhos sedentos por dignidade, justiça, educação, cultura, segurança e saúde. Olhe por seus filhos famintos e desdentados com olhos de peixes arregalados diante dos outdoors oferecendo “Big-Bob’S” pelo olhos dos estômagos, neons aguçando sede “Coca-Cola é isso aí”.

Que país é esse? Onde a fome, a violência, a miséria e a ignorância acorrentam as pessoas nas palafitas e favelas entranhadas pelo país a fora e se alastram como fogo raivoso.

Estamos condenados ao subdesenvolvimento humano em consequência do desenvolvimento alheio, da ganância, da falta de ética e moral, da corrupção impregnada nos porões do poder.

Quem tem o direito de nos escravizar?

Quero liberdade democrática, liberdade de escolhas.

Quero pão e circo mas com palhaços honestos

Na bondade de provocar o espontâneo sorriso.

Moro num país tropical, abençoado por Deus

Tem futebol, mulata e carnaval mas I’m hunger.

Por Deus e pela família, pela democracia e liberdade de expressão

Eu voto SIM a saúde e educação pública de qualidade

Eu voto NÃO a corrupção que mata e acorrenta a população na ignorância.

Jô Pessanha
Enviado por Jô Pessanha em 23/04/2016
Código do texto: T5613657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.