Um valor universal

Ontem, quando eu disse ao meu irmão que era necessário que as pessoas em uma família fossem mais solidárias, ele me respondeu com toda a gentileza de que ele é capaz:

-Não quero saber desse seu moralismo!

Desde quando ser solidário é ser moralista? Uma pessoa é solidária porque ama ao próximo! Solidariedade não é moralismo, mas um valor universal, fruto do amor e da generosidade.

Devemos ser solidários com todos, não apenas com quem consideramos ser os nossos próximos, senão esse mundo seria um verdadeiro inferno.

Meu irmão vive atacando as minhas ideias, diz que é niilista e fala que é uma bobagem tudo que escrevo no meu Facebook sobre procurarmos ser mais generosos, cultivar o amor verdadeiro e a tolerância. Quando ele fala assim, fico surpresa de como ele, que vive conectado, pode ter uma mente tão fechada e ser tão acomodado. Realmente, é muito fácil ficar no seu lugar sem fazer nada, criticar todo o mundo e dizer que não adianta tentar mudar as coisas porque tudo está perdido mesmo. Difícil é tentar acordar as pessoas para o que é importante, chamar a atenção para os valores universais como o amor e a solidariedade e vivê-los no nosso dia-a-dia afastando o nosso comodismo e o nosso egoísmo sem usar a desculpa de que fazer o bem é ser "moralista e conservador".

Se ele me acha ridícula e ingênua, bem, que posso fazer? Da mesma maneira que meu irmão diz que sou boba, meu pai fala que só faço perder tempo escrevendo bobagens como ele disse agora há pouco. Mas preciso escrever sobre o que penso.