O MELHOR LUGAR DO MUNDO
 
 


 
                    O professor Euclides Ferreira, meu primeiro mestre na escola primária de São Sebastião-SP, "GRUPO ESCOLAR HENRIQUE BOTELHO", foi, é e eternamente será o meu grande ídolo. Foi a primeira pessoa a me ensinar música.
                    Quem não o conheceu não sabe e nem imagina o grande homem que era. Não tem idéia da sua sabedoria e o quanto valorizava a vida e o ser humano. Ele sempre nos falava o que achava sobre o melhor lugar do mundo.
                    Além de ser um professor inteligente e respeitado, muito querido por nós os alunos, era muito talentoso com o seu violino. Músico e professor de música ministrava aulas gratuitas a todos os garotos pobres que se interessavam. Eu era um desses meninos.
                    A propósito, salvo engano, a trilha sonora (BATUQUE CAIÇARA) de um dos primeiros filmes brasileiros “O CAIÇARA" é da autoria do Professor Euclides Ferreira. 
                    Cada vez que me reporto ao professor Euclides Ferreira inevitavelmente me emociono.
                    Natural da cidade de Cravinhos (Região metropolitana de Ribeirão Preto), interior de São Paulo, lecionou durante anos em nossa querida cidade praiana de São Sebastião.
                    Das tantas frases e mensagens dos seus ensinamentos enquanto professor, tanto na sala de aulas como em qualquer outro ambiente, muitas me chamaram a atenção. Delas até hoje me lembro com saudade. Separei duas que mesmo depois de passados setenta anos ainda me soam nos ouvidos como se ele estivesse pronunciando agora, neste ato
                    01.) O melhor lugar do mundo esteja onde estivermos é aquele onde nascemos e passamos à infância.
                  02.) Penso que quando um homem foi ou é amado intensamente pelos seus pais, irmãos e parentes desde a mais tenra idade até tornar-se adulto, traz o coração repleto de amor. Por isso consegue retribuir esse amor aos que estão ao seu redor, independentemente dos laços consanguíneos.
                    Hoje, após todos esses anos, analisando essas frases, quando fico muito tempo sem ir a São Sebastião me bate uma saudade imensa dos meus tempos de criança, de tanta paz, alegria e esperança e sinto não ter a presença física desse meu mestre tão querido.
                    Consolo-me em ter assimilado tantos ensinamentos e de ter a convicção absoluta de que espiritualmente, onde ele esteja, vê e assiste o meu progresso, graças ao seu nobre coração de educador.
                    - Valeu meu professor. Amo-te fraternalmente como a um verdadeiro pai, irmão e amigo. Muito do tudo o que sei e que sou é fruto da tua dedicação e abnegação enquanto meu mestre no colégio primário.
                    Hoje, há tantos anos estando radicado na região metropolitana de São Paulo, vendo e observando tanta maldade e insensatez do ser humano cometendo crimes bárbaros indiscriminadamente contra o seu semelhante, na maioria das vezes sem um motivo aplausível eu tenho a mais absoluta certeza de que o professor EUCLIDES tinha razão. Nada como a paz da cidade pequena onde nascemos e crescemos.