Ganância e os brasileiros

Regina Helena Sárapo

GANÂNCIA e os brasileiros

O cansaço dos brasileiros frente a essa ganância desenfreada e a essa sede de poder é verificada diariamente - quando viram o cofre do tesouro aberto, Ali-babá e mais de trocentos ladrões agarraram-se freneticamente à porta – ninguém mais entra –somente nós - todos venais, todos sem escrúpulos, todos sem ética - sobram 10? 5? O país está de joelhos; você gastaria sua aplicação num carro novo por exemplo? Numa viagem para Paris – levar as crianças para a Disney? Eles vão -todos vão - e levam uma comitiva de 50 pessoas, pessoas inúteis, como aquelas que viviam nas cortes da Europa - Como D. JoãoVI – o povo brasileiro tem muito desse rei, muito – com minhas desculpas, também sou brasileira; mas esse rei propiciava a traficantes de escravos -ricos - títulos de nobreza e em troca eles lhe davam dinheiro para sustentar sua pretensa dignidade. Assim é o povo brasileiro com relação aos seus governos - os pobres usados como estupida massa de manobra, aviltados por um ódio que nem sabem de onde vem, constrangidos com um ressentimento enfiado “goéla abaixo” os ricos completamente ausentes e alienados, para eles o Brasil é o seu quintal ensolarado , vão para as ruas – quando decidem ir – gritando palavras de ordem vazias, sem finalidade imediata, sem uma leitura exata do que acontece no país - a classe dita média, (adoramos rótulos) como adoramos as palavras da moda – ontem, factual - com certeza - hoje é o termo impeachment , portanto a tal classe média, ( ou seja, você tem tudo de forma média) aguardando instruções, assustada e os políticos engalfinhando-se e fomentando estúpidas brigas pelo poder e pelo dinheiro – dividir para governar , esse é o lema. E o Brasil, a pátria amada segue, sempre, sempre, sem timoneiro - detalhe - por ser assim ausente e livre como o eram o negro deslocado de suas planícies e de sua alma e o índio dos quais somos descendentes,tendo as florestas e planaltos como seus irmãos, trocando ouro por espelhos, nessa terra bendita onde canta o sabiá, jamais, jamais florescerá o comunismo - jamais - o churrasco de domingo, a praia,o cabelereiro e as unhas a se fazer nos finais de semana (sejam as mulheres pobres ou ricas) o “puxadinho”para se terminar aos domingos, o futebol e suas torcidas histéricas, a praia e Zeca Pagodinho e o funk são muito mais palatáveis. Acima de tudo,o Brasil sempre foi um país conservador-sempre- Bobagem mudar isso, assim, sem mais nem menos e bobagem falar em golpe. O que se tem a fazer é reconhecer a ineficiência de vários setores, prender os que merecem ser presos, perguntar como -e de forma dígna e não com discursos acalorados e esvoaçantes- como chegamos a essa situação; recolher os salários e benesses dos deputados, senadores ministros e de seus afilhados, etc.,aposentá-los e m igualdade com outros trabalhadores brasileiros educar e dar cultura ( cultura também se aprende na escola e dá oportunidade a professores a encontrarem empregos (com subsídios para os mesmos sem lei Rouanet para exibições patéticas em Cannes demonstrando uma pseudo intelectualidade “ em ser diferente” que não engana mais ninguém. Uma verdadeira comunidade dos que pretendem mudar o país, estaria fazendo como os Médicos sem Fronteiras – auxiliando o pobre, sem torná-lo um mendigo, carente de auto-estima e esperança. Ir para Paris numa situação como a que estamos vivendo, postando solidariedade a um governo pífio ,ou é querer mais da lei Rouanet, ou tontice mesmo. E, já dizia Cora Coralina – o intelectual tem o saber –o povo, a sabedoria - Pseudo intelectuais adoram o blá,blá,blá esteril porque o “ser diferente” pode inaltecer seus egos já inflados. No entretanto, pensar com seriedade que projeto elaborar, e arregaçar as mangas e colocá-lo em prática? “ara”, nem pensar - saúde, saneamento e malha ferroviária aos brasileiros entre outras necessidades - o resto eles fazem - golpe é para um povo belicoso -o Brasil participou meio que como coadjuvante na 2a. grande guerra. É preciso olhar a alma de um povo -golpe? Só se for de karatê.O golpe se inicia quando ofende-se um zelador, maltrata-se um garçom, passa-se na frente de alguém na fila do banco, rouba-se um chocolate no supermercado achando que não é roubo, quando só se fala em dinheiro como um cretino faraó que levava tudo para o túmulo em sua viagem após a morte, golpe é assediar por ser superior profissionalmente, o dito chefe, é ter preconceito contra outras raças e culturas, mencionar não ter o tal preconceito e descabelar-se quando a filha casa –se com um índio ou negro ou muçulmano, um “ qualquer coisa que caminhe”, golpe é matar animais, destruir o planeta, vender drogas, quebrar uma empresa por achar que não tem terra e tem que destruir a dos outros a mando de “coronéis tiranos” que tanto criticam a ponto de se tornarem seus ícones) destruir ônibus, etc. Isso é golpe- o único golpe que observo é o de todos os políticos e seus asseclas e dos governos que se sucedem.Depois eles ouvem dizer que o grupo terrorista vem exterminá-los e ficam muito zangados. “Ara”, outra vez.

]

Vosmecê
Enviado por Vosmecê em 02/06/2016
Código do texto: T5655205
Classificação de conteúdo: seguro