VIDA: UM CÍRCULO

VIDA: UM CÍRCULO

Um círculo não tem início nem fim, mas isso apenas depois que ele já está formado e fechado; pois para que seja formado, porém, primeiro não há nada, e, então, seja o que vá dar forma a ele, corre por um trajeto que só fará sentido quando completar a volta e se encontrar com o ponto inicial. É então quando se compreende o motivo do percurso, e, tanto início quanto fim são estágios, oxalá, sem sentidos no círculo como no todo.

E cada lágrima que se derrama é um círculo; que se abre ou se fecha; e, é precisosa, pois alegrias e tristezas dão sentido á vida, que também é um círculo. Sendo que as lágrimas vertidas deixam cicatrizes por onde passam, menos na aridez onde elas caem.

O que torna lógico que uma única lágrima seja um círculo também, pois passa por um ciclo de início e fim. Pois ao se misturar com a terra, e quando o calor vier, ela irá evaporar, vai se juntar a outras, quando se tornarão chuva. E quando o ar decidir fazer caminhar as nuvens carregadas, cada lágrima, antes derramada, irá descer sobre nossas cabeças, abençoando e trazendo satisfação. Donde tiramos o ensinamento de que vale a pena percorrer a jornada; mesmo porque o círculo sempre se fecha e se desfaz, mas nunca rompe.

Ainda que pareça fácil, ainda que doa, ainda que se fraqueje, percorra o círculo completo. Todo o ciclo um dia terminará, é verdade. Mas o que sobrará dentro de você jamais irá se perder, ou se romper, ou se apagar; pois quando energias vivas interagem acontecem as bênçãos. Mesmo por que sabemos que a dor é inevitável, contudo o sofrimento é opcional, só depende da nossa jornada.