O CARROCEIRO MENINO-HOMEM

Fiquei assustada com a reação que teve os policiais quando uma pessoa foi devolver uma sacola que fora encontrada numa rodovia. Na mesma havia: dinheiro, celular, talões de cheque etc. A pergunta que um dos policiais, segundo a reportagem, foi: QUE PAÍS É ESSE? Prestando atenção ao desenrolar dos fatos vi que o assombro estava no autor da devolução. É isso mesmo. Desempregado, carroceiro, vivendo de bico, moradia precisando de acabamento, família humilde, e outras coisas mais que deixo para o leitor imaginar.

Claro que a ação do moço se espalhou qual chuva em ribeiro seco. Primeiro: Causou orgulho aos pais já idosos – que mais uma vez comprova que uma boa educação começa de berço. Segundo: Recebeu aplausos do proprietário dos bens devolvidos e um emprego com carteira assinada. Terceiro: As jornalistas ficaram emocionadas e gratificadas por em meio a tantas notícias de ruim a pior, poderem transmitir uma que impactaria os telespectadores, fechando o programa com chave de ouro.

Mas, o que me faz escrever estas linhas é a surpresa que nos causa uma ação onde há valores morais em evidência. Nossa escala de valores tem decrescido de forma assustadora. Quem acredita nos políticos? Pouquíssimas pessoas. Quem acredita numa promessa vinda da parte de um representante da cúpula do governo? E em meio às avalanches de denúncia quem acredita que alguém vai ser punido? Pouquíssimas pessoas acreditam.

O Brasil esqueceu ou desaprendeu o que para os antigos tinha importância: ‘Palavra dada, palavra empenhada’. ‘Estou com meu vizinho até enquanto ele não quebrar as leis’. ‘Divido meu pão com quem bater à minha porta, mas se pisar na bola, perde minha confiança para o resto da vida’. ‘Não quero nada com quem tem problema com a justiça’. ‘Se comprou e não pagou é barco furado’. ‘Não honra a calça que usa e nem o bigode que tem, então desse quero distância’. ‘O filho do meu vizinho é meu filho. Cuido dele como cuido do meu’. ‘Divido até o último caroço de feijão com quem é ordeiro e trabalhador’. ‘Quando uma pessoa é honesta não há nada nesse mundo que possa comparar’. ‘O honesto não se vende por nada’. ‘ Ter vergonha na cara é bom e quem a tem não pode baixar a cabeça’.

Essas são as máximas que ouvir dos tempos dos meus avós. Hoje, as coisas mudaram, levando algumas pessoas a questionar: QUE PAÍS É ESSE? Eu diria que o problema não está no país, mas nos filhos que estão por ele embalados e espalhados. Uma certa pessoa disse numa rede social que nordestino era gente que não prestava, que ia pras cidades grandes somente pra roubar porque por não terem qualificação profissional enchiam as mesmas( cidades), aumentando assim o índice de criminalidade. Mas uma vez sai nos meios de comunicação que nordestino não é desonesto. É trabalhador e pena como qualquer pessoa que deseja por o pão na mesa. Gente desqualificada, desonesta, que está envolvida com a criminalidade e que procura meios mais curtos para obter êxito existe em qualquer região do Brasil e do mundo. Cegueira total dessa pessoa que não procurei saber quem era.

Cegueira braba. E a maior cegueira é a da alma ( mente, coração). A Bíblia afirma que o homem fala do que seu coração está cheio. Então que possamos entender que os que têm seus lábios para o engano também vai deixar fluir mentiras, porque tem por instrutor, o pai da mentira. Quem usa seus lábios para expor o que tem no coração, que põe em prática ações porque seu coração tem o melhor e maior Jardineiro de todos os tempos, que permite a multiplicação da boa semeadura que no tempo certo colhe os frutos.

Foi o que aconteceu com este moço. Recebeu instrução dos pais. Novamente o Dono da vida deixou como instrução: ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO QUE DEVE ANDAR. Algumas até se desviam, depois que crescem, mas o que de bom lhes foi ensinado, não esquecem. Fazem, cometem delitos por decisões próprias. O moço que devolveu a sacola colheu da semeadura que um dia seus pais semearam. Ele escolheu honrar pai e mãe. E os pais transmitiram esse orgulho não somente em palavras, mas no abraço apertado que deram no Menino-homem.

10/06/16

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 10/06/2016
Código do texto: T5663204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.