NOVELA VELHO CHICO E MENSAGENS SOBRE COMO CUIDAR DA NATUREZA...

     Estou assistindo a novela das nove, Velho Chico, das nove.
     Gosto de assistir para ver o cenário que ela apresenta, para ver a demanda da cooperativa, e ver principalmente as mensagens de como cuidar da terra sem agredi-la tanto, a preservação do rio, neste caso, o Rio São Francisco, que está diminuindo muito, com nascentes que secaram por falta de preservação, como o desmatamento irregular das matas ciliares.
     Uma abordagem também que gosto é sobre a política e sua influência no meio ambiente e cidades.
       Na terra, cada um tem o seu conceito e modo de plantio, gastam muito com adubos e agrotóxicos, tornando a terra seca e infértil.
     Na novela aconselha-se o descanso da terra em seu plantio, o aproveitamento das próprias folhas e restos dos cereais e frutas para ajudar a adubar a terra. Fala também em evitar queimadas que matam todos os seres vivos, inclusive os que ajudam conservar a terra. Fala sobre métodos de plantios inteligentes e modernos, que ajudam a preservar a terra.
     Esta novela tem um cenário diferente, meio rústico, usando muito as cores da terra.
     As fazendas e casas típicas do meio, até pouco dias ainda existiam os “coronéis”, que era os fazendeiros que possuíam mais terras, o mais poderoso, creio que ainda exista em algum lugar este tipo de vida...
     Em cidades pequenas a gente observa muito este estilo de vida, aquele que tem mais poder, porque é mais rico e emprega pessoas para ajudar na lida da terra.
     Já presenciei muito isto na minha família, e de antepassados então, nem se fala. Eles escolhem até em que político votar, dão caronas no dia da eleição. É bem assim que ainda funciona até a política em muitos lugares do Brasil. Muitos simplesmente votam, e pouco se interessam pelo assunto. Sobrevivendo vão, tendo aonde dormir e comer é tudo para este povo mais simples.
     Mas as coisas estão mudando devagar, por causa da nova geração, que estuda e está mais esclarecida.
     Enquanto isto a novela segue, torço pelo amor de Santo e Tereza, e que esta conte para Santo que tem um filho moço, já que a esposa de Santo, antes criada como irmã, escondeu e queimou as cartas de Teresa. Santo nem imagina que tem um filho com a filha do Coronel Saruê, pessoa temida e odiada naquele pedaço de chão.
     Que o autor Benedito Rui Barbosa é um ótimo escritor em suas abordagens e temáticas, isso, não há como negar. Eta novela boa... Fala da terra, das escolas que sofrem por descaso, verador que luta, pelo povo, gente amigo e gente inimigas do povo mais simples...


 IMAGENS GOOGLE
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 11/06/2016
Código do texto: T5664156
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.