Mensagens que edificam - 214

"Uma oração tem poder?"

Fui surpreendido com esta pergunta, e de imediato eu respondi que toda oração envolve fé, porque não existe prece sem uma associação direta à uma religião ou uma divindade. A oração é a expressão de uma vontade de ligar o mundo real com a espiritualidade, e isto ocorre sempre sob compreensões de que a resposta pode ser obtida mediante o grau de confiança naquilo ou naquele que é o alvo da intercessão. Em se tratando de uma relação que compreende uma fuga da realidade em busca da solução, pode ser um procedimento simples ou penitencioso. Quem determina é o credo em questão, pois mais uma vez afirmo que orar é dar vazão à crença. Ninguém ora sem que este seja movido por uma confiança de que será atendido, ou na pior das hipóteses, que será ouvido e terá a sua ansiedade aplacada. Nisto observa-se que independente de qual seja o segmento religioso, ou qual seja o deus ou o milagreiro, se a fé não for posta em prática, a oração também não será feita. Você jamais vai se deparar com um cético ou um ateu numa atitude intercessória, porque esta categoria de pessoas não acredita que coisa alguma virá como resposta do além, ou cairá de um céu. Faz orações quem tem a sua religiosidade ativa. É impossível desanexar preces de dogmas. Sejam rezas, cantigas, meditações, antes, durante e depois deste gesto há uma concordância com um ponto em comum que propicia esta entrega do ser humano ao ato de se render diante de uma possível força que ele desconhece, mas enaltece na expectativa que tenha seu desejo atendido. A fé é o elo comum em todos as situações. Na Bíblia encontramos nos relatos das curas de Jesus, uma frase que sempre sucedia cada milagre: "vai, a tua fé te salvou". Isto, de uma maneira muito clara subentende que sem a fé nada, supostamente teria acontecido, ou que não importa quem seja o intercedido, o segredo estaria guardado com quem precisa de que algo seja feito ou aconteça. Falo isto, sob a ótica do entendimento bíblico, mas será que a oração realmente tem poder? Outra vez digo, pergunte desta vez à um agnóstico, e a resposta será um alto e expressivo Não. Pensando nisso, não quero aqui deixar a minha implícita opinião própria, mas seria omissão por demais, se não dissesse que, se as orações fossem ouvidas, não teríamos doentes, acidentes, fome, guerra, pobreza extrema, desigualdade social, crianças morrendo por desnutrição... Considere "o pão nosso de cada dia nos dai hoje" ... Quem passa fome é porque não ora, ou não sabe pedir? O mal acontece por que o "Pai Nosso" não foi feito como deve ser? Ou mesmo orando noite e dia as desgraças nos sobrevem do mesmo jeito? Porque será que pessoas religiosas e vistas quase como santas sofrem os mesmos problemas de quem não está nem aí para um deus ou qualquer proposta de fé? Uma coisa é certa, o sol nasce para todos, e a chuva também cai para todos, bons e maus, justos e injustos, crentes e ateus. Esta imparcialidade evidencia que coincidências também acontecem, e a interpretação fica a cargo de quem vê que tudo isto acontece.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 21/06/2016
Código do texto: T5674418
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.