O ENCONTRO COM A FELICIDADE.

A busca primordial do homem em vida é a felicidade.Os sonhos realizados,a família unida,todos pensam nisso.Perguntaram-me um dia se eu já a encontrei,se já falei com ela,como ela é.Todos esperam encontrá-la e dar-lhe um gostoso abraço.O que chega a ser normal.Encantei-me,quando vi Rubem Alves dizendo que o que existe de verdade são “felicidades”.Diversos momentos que aparentam ser bobos e sem importância,como o quentinho do cobertor em uma manhã de frio.Momentos estes,que trazem alegria e contentamento.Diante disso,refleti nos pequenos detalhes que fazem a felicidade.Nos pequenos instantes em que ela nos dá um “oi”,sorrindo.Felicidade é fazer um bebê rir,porque sabemos que aquele riso é realmente sincero; é ouvir “obrigado”,é dizer obrigado;é a comida da vó e da mãe;é poder jogar bola com o pai e o irmão,é quando o avô te chama só para te dar um cheiro na cabeça.Felicidade é o lado bom do são João: comidas típicas,cheiro de fumaça na roupa,fogueiras nas calçadas,pessoas nas calçadas.Felicidade é quando a pessoa amada deita no teu ombro e teu braço chega a ficar dormente,mas você não comenta nada,porque não quer de forma alguma que ela vá embora;é quando o cheiro dela fica na tua roupa e tu,vez ou outra,cheira só para matar a saudade.Felicidade é a mordida após o beijo,um olhar que diz “eu te amo”,saber que é importante para alguém,um forró dançado agarradinho,sua música predileta tocada em uma festa,ter saudade e poder matá-la,a esperança trazida pelo novo,sensação de dever cumprido ,um bom banho no dia quente,acabar de ler um bom livro,acabar de escrever um bom texto,ouvir a verdade,ouvir a mentira,ter amigos,o barulho do mar na praia vazia,o barulho de vida na vida vazia.Após toda essa reflexão,em relação a felicidade,ouvi de um amigo: “Realmente,Tullio,é fácil ser feliz.Todo mundo pode ser”.Por ironia do destino,no mesmo momento,o noticiário mostrou a situação de um país em guerra:pessoas mortas,feridas,perdendo parentes,o amor sendo assassinado.Pude entender,a partir disso,que não.Nem todo mundo pode ser feliz.A felicidade não dá “oi”,nem sorri para todos.Porém,caso você tenha a sorte disso acontecer,aproveita.Se faz tempo que ela fala contigo e tu mesmo não percebes,pedes desculpa,a abraça,diz que tava morrendo de saudades e a apresenta para alguns amigos.Tem gente que é louca para conhecê-la,mas ela nunca apareceu.Se tens a sorte de ter uma amiga como ela,chame-a para passear e espalhe-a pelo mundo.Tem muita gente precisando ...