Segunda de Primeira no Rio !!!

"Desperto para mais um dia de folga no Rio de Janeiro, meados de abril deste ano. Acordo cedo, encontro minha amiga para darmos um passeio especial pela Cidade Maravilhosa. Era plena segunda-feira. Mas não era um dia qualquer. Era um dia que havia algo de diferente no ar. Uma energia positiva, um céu de um azul ornamentado pelas Mãos Divinas. Não era como o primeiro dia útil na minha São Paulo, aquela correria toda. Não era mesmo. O dia prometia. E muito.

Fomos direto para Copacabana. Paisagem maravilhosa, a Enseada de Botafogo a enfeitar nosso caminho, passamos em frente ao Canecão, e depois do túmel, mais alguns instantes descemos - ou melhor, "saltamos" - do ônibus em direção à praia, bem no início do Posto 2.

Começamos a caminhar, então. Alternávamos entre o calçadão e a areia. O sol alegremente nos observava lá de cima, uma leve brisa nos dava as boas-vindas à Princesinha do Mar. A areia, tão fofa e tão branca refletia brilhantemente a claridade do dia. "Impossível ficar triste num dia como este", pensei cá comigo. De pés descalços, caminhamos com as águas do mar a nos tocar levemente, um convite a um belo mergulho. Mais à frente, esculturas em areia, mulheres desenhadas, ressaltando suas belezas, um castelo igualmente muito bem feito. Adiante, o famoso Copacabana Palace, imponente e majestoso. Ganhamos o calçadão. Ao chegarmos ao Posto 6, realizei a vontade de há alguns anos. Ali estava ela. De óculos, livro à mão, como que a divagar, a observar os transeuntes, ciclistas, atletas, o trânsito da Avenida Atlântica. A estátua de Carlos Drummond de Andrade. Não hesitei: atravessei a avenida em direção à banca de jornal, comprei uma revista, voltei e sentei-me a seu lado. Minha amiga ria do meu ato, mas concordou em tirar a foto. Flash! Registro feito. Quando íamos continuando o passeio, uma turista me perguntou:

- Could you take a picture, please ?

Ao que respondi:

- Sure ! (Até que os 2 anos de Cultura Inglesa me valeram nesta hora!). How does it work ?

- You can push this button right here-, disse ela, me mostrando como funcionava sua câmera digital.

- Smile !, disse eu, a fotografá-la sorridente ao lado de Drummond, que parecia gostar de nossa presença por ali.

Nos despedimos, pois minha amiga e eu ainda tínhamos que visitar outro lugar - o Jardim Botânico. Tomamos o ônibus, e fomos para lá. Deixamos Copa, passamos pelas ruas de Ipanema e Leblon, pessoas andando calmamente pelas praças e lojas. Saltamos em frente ao Jóquei Clube. Atravessamos a rua e entramos. Em uma parte do imenso parque ocorria a gravação de uma emissora, e então começamos a andar pelo outro lado.

Definir numa palavra só este lugar? Impressionante !

A variedade de plantas, o clima refrescante do local são formidáveis. Visitamos o orquidário e o bromeliário, as alamedas com as palmeiras imperiais plantadas por D. João VI a abrirem alas aos visitante. Simplesmente maravilhoso. Passamos cerca de 2h30m no local, porém não foi possível conhecer todas as áreas do Jardim Botânico - é visitação obrigatória para quem ama estar em contato com a natureza. Me lembrei de uma frase que diz mais ou menos assim:Da natureza não se tira nada, além de fotografias, não se mata nada, além de saudades...

E foi assim, um passeio de primeira em plena segunda, no Rio de Janeiro !"

Marcio Roque
Enviado por Marcio Roque em 17/07/2007
Código do texto: T567912