Romper os abusos ou corromper-se nos usos?

- Pai, o que é corrupção?

- Filho, você ainda é muito pequeno, isso é coisa de Política... Pra "gente grande"!

E o filho sem respostas acompanha o pai pra cima e pra baixo, pra todos os lados.

O pai dá um troco pro flanelinha que segurou a vaga do carro.

- Pai, ele vai colocar na máquina que paga estacionamento???

- Vai, filho!

Horas mais tarde...

O pai paga o açougueiro e pede pra caprichar na hora do corte.

- Pai, pra que esse dinheiro?

- Tô garantindo a carne do mês, meu filho...

- Ué, mas o caixa é lá!!! (apontando)

Ao irem pra casa, numa infração de trânsito...

- Pai, por que o Senhor tava dando dinheiro pro guarda? Por que ele pegou de volta aquele papel que tinha te entregado?

E o filho, mais uma vez ficou sem respostas.

Ao dormir:

- Tome, filho!

- O que é isso, pai?

- Pro seu cofrinho, por ter me ajudado nas tarefas de hoje.

- Tá bom, obrigado.

(O filho olha pro dinheiro, olha para o pai e pergunta...)

- Pai!!!

- O que, meu filho? (Preocupado com mais uma perguntinha daquelas!)

- Corrupção tem a ver com dinheiro?

- Como assim???

- Eu ouvi na televisão agora à noite sobre uns homens que foram presos... O Senhor e essas pessoas que aceitaram dinheiro hoje não estão correndo perigo??? (...) Eu não tô entendendo... Porque vocês são "gente grande", mas não são lá da tal Política que o Senhor disse... Hummm... Acho que eu não quero ser "gente grande" não!!!

(Acho que alguém foi dormir sem respostas e com muitas preocupações...)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* ESTA E OUTRAS CRÔNICAS VOCÊS CONFEREM, SEMANALMENTE, EM MINHA COLUNA "HÁ CASOS!":

http://www.olhovivoca.com.br/colunistas/marco-tulio-carvalho/

* BEM COMO POESIAS E OUTROS TEXTOS EM MINHA PÁGINA PROFISSIONAL, ACESSEM E CURTAM: https://www.facebook.com/mtacarvalhoprofissional/