Felicidade

“Geralmente só te dou uma balinha, porém hoje vejo que você precisa de algo mais”. Disse a servidora do Fórum ao me oferecer um pedaço de chocolate. Sempre estou lá de segunda à sexta, no mesmo horário, verificando processos de clientes. Ela, uma senhora de cerca de 70 anos (chato deduzir a idade das pessoas, mas acho que é por aí), está sempre sorridente, sempre vestida com roupas alegres e distribuindo balas a todos que chegam naquele balcão, aflitos por informações de seus processos.

É incrível como pessoas como ela fazem o nosso dia se tornar melhor com um simples bom dia, um sorriso no rosto, um tratamento mais pessoal, algo que nos faça sentir abraçados e acariciados pela vida. Todos tem o direito de não estar no melhor dia de nossas vidas, mas será que o dia está tão ruim mesmo?

Lembro-me que há tempos essa mesma Senhora fez um procedimento cirúrgico na garganta. Não sei ao certo do que se tratava, acredito que foi a retirada de um tumor, pelas conversas paralelas que ouvi. Lá estava ela, sentada em sua mesa, com um curativo no pescoço, mal podendo falar, mas a energia de sua alegria não perdeu para os problemas da vida. Com o mesmo sorriso ela me ofereceu uma bala de café e outra de banana, sabendo que são minhas preferidas.

Muitas coisas na vida nos põem pra baixo, muitas pessoas mal humoradas nos levam junto ao seu mau humor. Mas não importa quantas dessas pessoas você encontre no seu dia, basta uma iluminada aparecer e não há aborrecimento que resista ao momento daquele encontro. Você pode voltar a ficar triste posteriormente, mas aquele momento de iluminação permanece.

Todos tem o direito de viver dias ruins, mas não o direito de nos entregarmos a eles. Isso não quer dizer que a tristeza deve ser evitada, postergada. Ela deve ser vivida, a fossa deve ser curtida. Viva o seu momento de tristeza, ouça R.E.M, Cold Play, faça isso, mas dê um ponto final, não seja vencido por ela. Use a tristeza para valorizar a real felicidade.

Como diz a música do R.E.M “Às vezes tudo está errado, Nesse momento é hora de cantar junto, Quando seu dia é noite, sozinho, (Aguente, aguente), Se você tiver vontade de desistir (Aguente...), Se você achar que teve demais desta vida, Bem, persista. Pois todo mundo sofre”. Sofra, caia, aguente, persista e seja feliz.

Pedro Girardi Modesti
Enviado por Pedro Girardi Modesti em 01/07/2016
Código do texto: T5684132
Classificação de conteúdo: seguro