O BRÁS DE ONTEM E DE HOJE







 
  
 
                              Aqui nesta grande metrópole de São Paulo, a maior e mais importante cidade do Brasil existem centenas de bairros, subdistritos e distritos, alguns com populações superiores a várias cidades do interior do estado e do interior do país.
                              Alguns subdistritos e distritos como é o caso do Trigésimo Segundo Subdistrito- Capela do Socorro, Vigésimo Nono Subdistrito-Santo Amaro, dos Distritos de Guaianazes, Itaquera, Itaim Paulista, São Miguel Paulista que têm populações superiores a muitas outras nações. Vejam por exemplo a população da Islândia e de São Tomé e Príncipe.
                              Uma explicação técnica:
                              O nosso tema, caro leitor, é FALANDO SOBRE O BRÁS. No entanto antes de chegar ao assunto propriamente dito eu tomo a liberdade de me estender um pouco mais demonstrando com uma lista os principais bairros de São Paulo e suas jurisdições, dentre eles é claro, o Brás.
                               Região Central: Sé, Consolação, Liberdade, Santa Cecília, Cambuci, Bela Vista, República e Bom Retiro.
                              Região Leste 1: Penha, Vila Matilde, Parque do Carmo, Ponte Rasa, Arthur Alvim, Cangaíba, Cidade Líder, São Mateus, José Bonifácio, Ermelindo Matarazo, Iguatemi, Itaquera e São Rafael.
                              Região Leste 2: São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianazes, Vila Jacuí, Vila Curuça, Cidade Tiradentes e Jardim Helena.
                              Região Sudeste: BRÁS, Tatuapé, Mooca, Belém, Carrão, Água Rasa, Cursino, Vila Formosa, Ipiranga, Vila Prudente, Pari, São Lucas, Sacomã, Aricanduva e Sapopemba.
                              Região Norte-Nordeste: Santana, Tucuruvi, Mandaqui, Casa Verde, Vila Guilherme, Limão, Vila Medeiros, Tremembé, Vila Maria, Jaçanã, e Cachoeirinha.
                              Região Oeste: Pinheiros, Perdizes, Jardim Paulista, Alto de Pinheiros, Itaim Bibi, Lapa, Morumbi, Butantã, Barra Funda, Vila Leopoldina, Vila Sônia, Vila Jaguara e Rio Pequeno.
                              Região Noroeste: Pirituba, São Domingos, Freguesia do Ó, Jaraguá, Anhanguera, Perus e Brasilândia.
                              Região Sul: Socorro, Vila Andrade, Cidade Dutra, Campo Limpo, Marsilac, Cidade Ademar, Jardim São Luis, Capão Redondo, Pedreira, Jardim Ângela, Grajaú e Parelheiros.
                              O subdistrito é formado por vários bairros. Os bairros são formados por outros pequenos bairros ou vilas e os distritos são equivalentes a um município independente. Exemplos: Em São Paulo temos o Vigésimo Sexto Subdistrito-Vila Prudente. Esse subdistrito é formado pela bairro da Vila Prudente, que por sua vez é formado, dentre outros, pelas seguintes vilas: Alpina, Ema, Invernada, Industrial, Sapopemba, Parque São Lucas, Vila Sabrina, etc.
                              Os Distritos de Parelheiros e Engenheiro Marsilac, distantes mais de quarenta quilômetros do centro da Capital tem suas vidas próprias, com seus fóruns regionais, mas com jurisdições subordinados à circunscrição de São Paulo, Capital. Na Grande São Paulo temos o distrito e município de Ferras de Vasconcelos, que tem a sua própria prefeitura, fórum regional, mas está vinculado juridicamente à circunscrição judiciária de Poá. Até bem pouco tempo o Distrito e município de Bertioga estava atrelado ao município e comarca de Santos.
                              Penso que com esta explicação o amigo leitor pode entender e fazer uma melhor avaliação dessa minha narrativa em forma de crônica FALANDO DO BRÁS.
                              O bairro do Brás é um desses imensos distritos com vários outros bairros integrantes hoje com uma população fixa em torno de vinte e nove e trinta mil habitantes.
                              Localizado próximo ao Centro da maior capital do país ele oferece a toda população fixa, sua família e seus visitantes inúmeras opções de serviços, infra-instrutora e lazer. Embora no passado tendo sido uma colônia de italianos, hoje se caracteriza por ser um dos maiores pólos comerciais de roupas, com fábricas, lojas e feiras a céu aberto que atende o Brasil inteiro.
                              Com o advento do metrô, a transformação da Avenida Celso Garcia num corredor de ônibus, a ampliação das linhas férreas com trens que ligam São Paulo à Mogi das Cruzes e todo Grande ABC e ainda com as inúmeras conexões entre estações de trens-metrô, metrô-ônibus, ônibus-trem, hoje os paulistanos, e visitantes de todos os lugares podem se locomover não só por esta grande cidade (tem população maior do que a da Suíça), mas  viajar para qualquer parte do Brasil e do mundo.
                              Enfim, o Brás de hoje é igual o Brás dos anos sessenta, salvo a sua população e as modernizações. Se pesquisarmos e observarmos bem vamos ver que na década de sessenta tinha uma população de mais ou menos quarenta mil habitantes e atualmente, segundo algumas estatísticas tem apenas vinte e nove mil seiscentos e oitenta e nove mil habitantes (censo de 2013).
                              Em relação à diminuição da população e densidade demográfica podemos dizer que muitos fatores contribuíram. Na região, virtude de muitas desapropriações para construção do Metrô, ampliação da estação de trens e aumento de linhas férreas e tombamento de muitos imóveis antigos pela Secretaria do Meio Ambiente por atos jurídicos regulamentadores milhares de moradores fixos migraram para outros bairros ou cidades e esses migrantes não foram substituídos. Além disso, cresceu muito o número de imóveis comerciais fazendo com que os moradores do bairro ficassem vulneráveis a movimentos sociais, manifestações e crescimento da criminalidade, obrigando-os a se mudarem.
                              Em relação à história do Brás, as notícias são muito fartas e pitorescas. Teríamos assunto para escrever um livro, tal o volume de informações. Por isso limito-me a falar apenas o seguinte:
                               Com a construção da igreja do Senhor Bom Jesus do Matosinho no século XVIII nascia o bairro do Bras. Antes era apenas uma chácara pertencente a José Bras. Em volta da capela começou chegar e se instalar muita gente uma vez que a mesma se localizava numa região afastada, nas margens de uma estrada que era conhecida como "Caminho do José Brás".  Daí a origem do nome do bairro.                                   Os italianos que praticamente colonizaram o bairro do Brás com suas crenças diferenciadas cultuavam e até hoje cultuam outros santos. Mas São Vito, o mártir sempre foi o santo da maior adoração, respeito e homenagens. Por essa razão se realiza a Festa de São Vito desde 1919 até hoje, bem como a Festa de Nossa Senhora de Casaluce. Alias, diz-se que a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Casaluce através das ruas do Brás é uma relíquia. Outros bairros com influências italianas temos a Mooca e o Bexiga (Bela Vista). E todos homenageiam os seus santos com grandes festas.
                              Este escrevinhador se sente privilegiado por ter conhecido, de ter transitado e até esta data poder transitar por esse imenso bairro com características de uma cidade, chamado de “Bairro do Brás ou simplesmente Brás” desde os anos de mil novecentos e sessenta e quatro, consequentemente vivido todas as transformações do mesmo.
                              Como atualmente moro na cidade de Guarulhos quase sempre passo por lá de carro, de ônibus ou de metrô. Afinal, quem nunca fez uma compra de fim de ano lá nas grandes lojas ou feirinhas do Brás onde os preços muitas vezes são convidativos e com produtos de qualidade? Só mesmo os grandes magnatas e endinheirados é que não vão, mas mesmo assim mandam os seus serviçais fazer suas economias comprando no Brás.
                              Aqueles que conhecem São Paulo e que por alguma razão andou pelo bairro do Brás sabe da importância da maior miscigenação de raças dali originárias. Italianos com brasileiros nordestinos, paulistanos; cruzamento de coreanos com brasileiros, com chineses, bolivianos, sírios libaneses, turcos, alemãs, japoneses e tantos outros estrangeiros. Graças a Deus é assim. Ali no Brás, na tão antiga e famosa Estação do Norte (Largo do Brás) e Largo da Concórdia muitos mundos se deram e se dão as mãos com a maior naturalidade. As coisas tristes também passaram e passam por lá. No entanto o mundo não é perfeito enquanto nós somos de carne e osso, frágeis e suscetíveis aos erros mais comuns.