"OS BRAVOS"-O GRUPO MUSICAL QUE FEZ UM SUCESSO RETUMBANTE NA CIDADE DA BARRA DOS COQUEIROS-SE NA DÉCADA DE SESSENTA.

Influenciados pelos Beatles, Elvis Presley, Bob Dylan e os cantores brasileiros Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos, Renato e Seus Blue Caps, The Fevers, Adílson Ramos, Márcio Greyk, Vanusa, Ronnie Von e outros cantores, os jovens da cidade da Barra dos Coqueiros Antônio Rabelo Filho, Nona, Miguel Cego, Arlindo (Conhecido como Yé) e Carlinhos fundaram o grupo musical “Os Bravos” na década de sessenta.

Com recursos financeiros parcos, os garotos tiveram dificuldades de montar o conjunto musical, mas não desanimaram. De início Carlinhos adquiriu uma guitarra e convidou os demais componentes para empreitada. Conhecidos e benquistos na cidades os garotos estrategicamente organizaram rifa baile, bingo, leilões e outros eventos beneficentes no intuito de angariar fundos para comprar os demais instrumentos musicais. Depois de conseguirem os instrumentos, o grupo musical se dirigiu para denominação do conjunto. “Os Bravos”, foi o nome escolhido e segundo os moradores o nome significava rebeldia.

No “Brasília”, clube dançante mais popular da cidade da Barra dos Coqueiros, “Os Bravos” realizou apresentações inesquecíveis. Nos shows dos Bravos, o “Brasília” se tornava pequeno uma vez que pessoas se deslocavam de todos os bairros aracajuanos e das diversas cidades de Sergipe:

-Era uma loucura total. As pessoas ficavam encantadas com nosso grupo. Os jovens aprovavam nosso repertório diversificados. Apesar de gostarmos do rock e da jovem guarda, as pessoas pediam rock, bolero, samba, forró e até gafieira. Argumentou alegremente Antônio Rabelo Filho, ex - baterista do grupo e que conta hoje com 68 anos.

Na cidade da Barra dos Coqueiros o grupo era também solicitado para tocar no “Canarinho”, em festas particulares e até festas políticas. Os treinos da banda era realizado no Coreto da cidade e ali o povo lotava a praça Santa Luzia para assistir o ensaio.

Com o sucesso retumbante na cidade da Barra dos Coqueiros, “Os Bravos” ficou conhecido em todo Estado de Sergipe. Tocadas memoráveis foram executadas nas cidades interioranas de Macambira, Santo Amaro, Nossa Senhora das Dores e Itabí. Em Santo Amaro, cidade que faz limite com a Barra, os integrantes da banda sentiam-se em casa em virtude das frequentes tocadas. Alguns antigos moradores da nossa cidade afirmam que “Os Bravos” tinha um fã-clube em Santo Amaro e outro na cidade de Itabi.

Quando o astro nacional Adilson Ramos esteve na cidade da Barra dos Coqueiros, os garotos foram requisitados para acompanha-lo musicalmente. Foi uma loucura e a consagração do conjunto musical “Os Bravos”. O artista nacional ficou encantado e até contratou aquela turma para acompanhá-lo em alguns shows das cidades interioranas do nosso Sergipe.

-Era um delírio. O povo era só alegria. Não tinha briga nem empresário e a gente recebia o cachê em dias. Não deu para enricar, mas nos divertimos muito. Lembrou o ex-baterista Antônio Rabelo Filho(Toninho) com um ar saudosista no rosto.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 04/07/2016
Reeditado em 04/07/2016
Código do texto: T5687462
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.