Alavanca

Confesso que não possuo nenhum problema com as pontuações, todas elas me agradam de maneira uniforme, cada uma tendo um papel fundamental naquilo em que quero relatar. No entanto, preciso admitir que o ponto de exclamação, o famoso (!) me causa certo desconforto, que na verdade é mais por como alguns o usam do que, de fato, de como eu uso.

Hoje, sem nada interessante para fazer, me dispus a ler sobre o tal ponto e seus usos constantes, corriqueiros. Admirei-me em ver que são muitas as pessoas que o abominam, tendo o pobre como um dos mais nefastos, canalhas e desnecessários símbolos de nossos diálogos e enunciados, vejam só!

Bom, fato é que depois de muito ler e não formular nada de novo, lembrei-me de alguns de meus colegas, amigos e conhecidos que usam com especial carinho esse símbolo tão odiado por aqueles que possuem o ofício de escrever, ao menos me pareceu. Dentre todos, um deles merece meu reconhecimento.

O nome não importa no momento, mas faz-se importante destacar as suas cotidianas mensagens sobre qualquer assunto que, seja lá qual o teor ou tamanho, sempre terminam da mesma maneira: “!!!!!!”. E quando digo qualquer assunto, não minto. Correntes online, rezas, felicitações, links e observações, qualquer coisa escrita entra em seu ritual de exclamações.

Depois de muito tempo incomodado com isso, passei a levar na brincadeira. Aquele monte de barras verticais, em princípio, causam extremo desgaste visual, além da total falta de nexo em coisas como: “pode ser!!!!!!”, “legal essa música!!!!!” ou mesmo “é esse o endereço!!!!!!” . Assim, com o passar do tempo, vi que não adiantava rebater esse símbolo da verticalidade, não. E percebi, enfim, que não se trata de um simples traço estilístico, mas de efusividade mesmo.

Existem aquelas pessoas que encarnam as pontuações. As pausadas e suas virgulas, os duvidosos e suas interrogações, os enigmáticos e suas reticências e por aí vai. Então, no caso de meu colega, percebo que ele é uma pessoa que vive se gesticulando, colocando entonações máximas em tudo o que faz, e que por isso usa das exclamações como muletas sobre rodinhas.

Não é suficiente se estar bem, é necessário que haja exclamações em todo gesto. Sim, eu quero!!!!, pois é, foi ontem!!!!, o meu, com creme!!!! ou mesmo o ato tão universal e pleno: eu te amo!!!!, porque, convenhamos, uma declaração dessas merece exclamações em caixas e caixas.

Por fim, vejo que não mudarei o jeito de meu colega se expressar, mas apenas entender que nunca algo é suficiente, ainda mais quando falamos em exclamações, que fique claro! As exclamações podem ser barras de uma sela, trilhos de trem, degraus de escada ou até mesmo pequenos kani-kamas, mas jamais serão também o bastante.