A União Faz a Força

Em uma cidade do sul da Itália, em uma praça central, viviam dois senhores ambos com problemas físicos. Um era muito forte e alto, mas cego de nascença. O outro também nada podia fazer por ter as pernas atrofiadas, não podendo andar.

Eles sobreviviam da caridade pública e costumavam passar as noites em um barracão abandonado, que lhes servia de abrigo contra as intempéries do frio e da chuva. Eles iam sobrevivendo com muitas dificuldades. Até que um dia alguém propôs aos dois que juntassem seus esforços para poderem viver melhor. Eles acataram a ideia. O cego, que era muito forte, carregava nas costas o seu companheiro que pesava muito pouco e enxergava bem. E assim começaram uma vida melhor.

Até que um dia, uma alma muito boa lhes disse; “.. Eu lhes pagarei uma consulta com um grande médico aqui da Itália. Ele irá verificar se os seus problemas físicos têm alguma solução..”.

E assim, foram até o médico que depois de examiná-los disse: “.. Os senhores têm um carma espiritual. O senhor que não enxerga, se tivesse sido tratado na infância poderia ter até 30% de visão. Hoje, depois de um tratamento, a sua visão poderá chegar a 15%, o suficiente para se locomover normalmente”. E quanto ao outro que não podia andar o médico disse: “com um tratamento adequado o senhor poderá se locomover com dois apoios nos braços”.

Os dois fizeram os tratamentos prescritos pelo médico, e voltaram a ter um avida normal. O cego, que já tecia redes de pescar, mais pelo tato, com uma centelha de visão, pode fazer mais coisas para o seu sustento e o das pernas atrofiadas voltou a pintar quadros, de paisagens, fazer gravuras. Coisas que havia feito muitos anos antes.

Assim, sempre morando juntos, não necessitavam mais da caridade pública, num exemplo de que a União faz a Força.

Laércio
Enviado por Laércio em 28/07/2016
Código do texto: T5712131
Classificação de conteúdo: seguro