Tenho pra mim que se Deus existi mesmo...

Tá vendo aquele córrego ali seu moço, onde corre o esgoto desaguado por todas aquelas casas a sua volta, pois então, aquele córrego já foi um manancial de água limpa e potável...

Tal córrego fica na área apelida hoje de “A rocinha”. Pois, aquele pedaço de terra foi um dia o local de várias roças, onde se plantava de quase tudo, e tudo que se plantava, se dava. Mas, como sempre, com a chegada da “civilização”, dos "homens civilizados”, o que era belo e prazeroso por lá, tornou-se feio e asfixiante. Os brejos onde se cultivava arroz, secaram. As muitas fonte de mina d’agua que brotavam abundantes dos morros, evaporaram. Árvores foram derrubadas e casas levantadas. Até a pequena cachoeira, próxima a igrejinha em miniatura que abrigava a santinha, secou de repente. Olhando daqui eu não avisto mais as trilhas de outrora, vejo apenas as ruas de barro seco pisoteado, esburacadas. O ar puro que se respirava, reverteu na poeira que levanta do chão a cada carro que passa, a cada vento que sopra...

A Ozélia era devota da santinha. Nem lembro mais o nome dela. Lembro apenas que as vezes essa amiga da minha mãe ia lá ascender uma vela, fazer suas preces. Mas hoje em dia a Ozélia é crente, e não crer mais em “imagens de gesso”. E por ironia do destino, ou como ela mesma diria, “por vontade de Deus”, agora ela mora lá na rocinha, numa casa bem próxima ao lugar onde ficava a tal igrejinha, e participar dos cultos a céu aberto, praticados todo santo domingo, o que, pra ser bem sincero, “nada contra qualquer pratica religiosa”, me irrita bastante. Ninguém merece ser forçado a ouvir toda aquela gritaria e cantoria desafinado viu. Tenho pra mim que se Deus existi mesmo, nem ele aguenta. Que me desculpe a Cris, mas isso de “a igreja ir até os pecadores e não os pecadores irem, por sua livre e espontânea vontade, até a igreja”, eu não concordo não. Ninguém deveria ser forçado a receber a mensagem do culto alheio, ou o que quer que seja, dessa forma, empurrado goela abaixo. Ainda mais daquele jeito. Acho que um aprofundamento maior nas aulas de teologia, português e canto, ajudaria e muito...

Tiago Torress
Enviado por Tiago Torress em 30/07/2016
Reeditado em 02/08/2016
Código do texto: T5713946
Classificação de conteúdo: seguro