Imagens do Google
CASTELOS DE AREIA = EC



 
Lucas =l7. 26 "Todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as observa, será comparado a um homem néscio, que edificou a sua casa sobre a areia."( Jesus)

  Padre Matheus, mais uma vez, lê o versículo referente ao Evangelho daquele domingo que devia ser o tema do sermão nas três missas.

 De manhã havia a Missa dos casais que era frequentada pelos mais velhos, pois os mais novos não gostavam de levantar cedo e preferiam a Missaa tarde, mais alegre, num horário melhor.  E  havia ainda a Missa das Crianças 

Para cada uma delas preparava um sermão diferente, pois eram diversos os interesses das três faixas etárias.

Aos casais da primeira Missa, que poderia ele ensinar?
Eram mais vividos e mais experientes do que ele. Que poderia dizer-lhes além do obvio, dos pecados e das virtudes que eles conheciam, ou pensavam conhecer, melhor do que ele?
Sabia que não aceitavam muito bem o Padre muito jovem como se o fato de ser jovem fosse desabono e ele não se sentia a vontade para falar de construções na areia ou na pedra, para pessoas que já tinham tomado suas decisões. feito suas "construções" e não seria um padreco como ele que iria fazê-los mudar alguma coisa.

Com as crianças se sentia melhor, mas temeroso de que não fosse feliz em suas colocações. Como fazê-los compreender a proposição de Jesus? Para eles construções de areia eram os castelos que tentavam erigir na praia e que as ondas desmanchavam. Como poderiam compreender a analogia de uma brincadeira com a vivência, as virtudes que deviam esforçar-se por conquistar?
 
Com os jovens, na sua faixa etária, é que se sentia mais a vontade para falar sobre o simbolismo das construções relacionadas ao trabalho, ao estudo, a escolha da profissão, à honestidade, ao bom senso, as relações familiares, o namoro, o casamento, as diversões e também os desenganos, os tropeços, as dificuldades, as tentações, os vícios, os pecados...


Como gostaria de tocar-lhes os corações, de fazê-los pessoas cada vez melhores, de despertar neles o senso de responsabilidade, do trabalho, dos bons sentimentos, de saudável alegria !

E como sonhava!

Sonhava construir um Mundo melhor onde não houvesse desonestidade, onde todos se amassem, se ajudassem e que a humanidade toda se unisse para a conquista do bem comum e da plena felicidade para todos.

Seu sonho era como um castelo de areia que o vento da incompreensão maldosamente destruía, mas que ele teimava em acreditar que um dia milagrosamente se tornaria realidade tão forte e indestrutível quanto à casa construída  pelo homem sensato,  segundo Jesus.

 "Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava edificada sobre a rocha.”
Matheus= 7.25'

 

                                                 1177585.jpg
                                                                               ***

 
Este texto faz parte do Exercício Criativo -
Castelos de Areia
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/castelosdeareia.htm

 
 
 
 
 
Maith
Enviado por Maith em 01/08/2016
Código do texto: T5715448
Classificação de conteúdo: seguro