APRENDENDO A COMPREENDER

Muito mais importante do que saber ler é saber discernir o texto que leu. Quando a leitura só elogia um lado, pode crer, foi escrito por alguém tendencioso, isto é, está ganhando para defender um ponto de vista; tal qual advogado que defende seu cliente, mesmo sabendo que ele matou ou roubou.

Nunca se atenha apenas a uma notícia e sim, após uma leitura geral de várias opiniões, extraia a sua conclusão, buscando fazer um julgamento imparcial, assim como deve ser o procedimento de um júri, que condena ou absolve o réu.

Nunca espere que todos comunguem com a sua ideia, pois cada um tem o direito de ter e expressar sua opinião, assim como você.

Nunca julgue que você está certo e o outro errado. Porque opinião é igual quando se parte uma laranja em duas bandas, uma delas logo começa a se achar mais doce do que a outra.

Não pense que esse meu critério é uma regra geral sem exceção, pode ser que eu esteja totalmente equivocado, pois em datilografia, se um dedo ficar na tecla errada, os demais, sem culpa alguma, também ficam.

Visite: Blog O Plebeu